CARREGANDO

Busca

Brumadinho

Caros amigos, nos últimos dias todos nós estamos acompanhando, com o coração aos prantos, as notícias envolvendo a tragédia de Brumadinho/MG, a qual deixou um rastro de lama, destruição e morte para aqueles que passeavam, viviam ou trabalhavam no entorno da barragem que se rompeu.
Nunca é demais lembrar que a tragédia de Brumadinho acontece a pouco mais de 03 anos depois que a barragem de Fundão, na cidade de Mariana/MG, também se rompeu, vitimando, naquela oportunidade, 19 pessoas e deixando uma infinidade de prejuízos.
Ainda é cedo para apontarmos, com a segurança que o momento exige, as causas que levaram a barragem de Brumadinho a se romper. Contudo, o que podemos afirmar, de pronto, é que algo de errado está acontecendo com essas barragens, pois, ao meu juízo, tais rompimentos não podem ser considerados “normais”, ainda mais diante das consequências que tais fatos têm provocado.
Pelo que se sabe, inúmeras linhas de investigações já estão em curso e devem apontar (pelo menos é isso que se espera) as causas do rompimento e que são os responsáveis que, por ação ou omissão, contribuíram para que o evento se concretiza-se. A definição das causas e dos responsáveis ser faz necessária para que as penas cíveis e penais sejam devidamente aplicadas, não deixando assim, que o manto da impunidade recaia também sobre Brumadinho.
As vítimas dessa tragédia merecem respostas. O Brasil merece respostas. Não podemos mais permitir que tragédias com a de Brumadinho e Mariana se repitam sem que nada de concreto seja feito.  Enquanto as respostas não chegam, vamos rezando para que as vítimas da tragédia encontrem um pouco de conforto e alento diante de tamanha desolação.
O Brasil está de luto!

César Ongaratto

Últimas colunas