CARREGANDO

Busca

Distanciamento controlado

Caros amigos, como todos sabem, na próxima semana entrará em vigor, aqui no estado do Rio Grande do Sul, o “Programa de Distanciamento Controlado” o qual vai estabelecer as novas regras e diretrizes para o funcionamento dos setores econômicos (indústria, comércio e serviços) e demais atividades em todo território Gaúcho.
Em síntese, o programa dividirá o Estado em 20 regiões (ex: serra gaúcha e região metropolitana) sendo que cada região receberá uma bandeira (amarela, laranja, vermelha e preta) a qual definirá, entre outros, como cada atividade econômicas (ex: comércio, salões de beleza, indústrias, bares, restaurantes) irá funcionar naquela região de acordo com os critérios de funcionamento e protocolos então fixados.
Vale destacar que as cores das bandeiras serão determinadas/fixadas pelo Governo Estadual levando em consideração uma série de critérios previamente definidos (ex: velocidade de avanço, capacidade de atendimento, incidência de novos casos) sendo que a cor de cada região será revisada/atualizada semanalmente, a princípio todo sábado.
Assim sendo, neste momento nada confortante, a dúvida que paira é sabermos em que cor seremos inicialmente classificados (laranja ou vermelha), pois a cor então fixada pelo Governo Estadual vai definir quais os critérios de funcionamento que deverão ser observados por todos nós.
Embora seja evidente, de suma importância lembrar que a regionalização então estabelecida pelo “Programa de Distanciamento Controlado” faz com que os números das nossas cidades vizinhas impactem diretamente no nosso cotidiano, razão pela qual, em mais uma oportunidade, se faz necessário pensar a nossa região como um todo e não de maneira individualizada por cada município.
Por fim, afirmo que os desafios impostos por este momento são muitos, mas tenho certeza que juntos poderemos superar mais essa inesperada tempestade.

César Ongaratto

Últimas colunas