CARREGANDO

Busca

O melhor de si

O mundo é muito grande. Embora o advento de tecnologias reduz distâncias e nos provoca a sensação de que o mundo é logo aí, tamanha a facilidade com a qual nos movimentamos e nos comunicamos, o mundo é uma imensidão de culturas, identidades e possibilidades quem sabe ainda não descobertas.
Quando olhamos para as diversas crises que envolvem esse mundo e por tamanhos problemas que vivemos, nos mais diversos aspectos da vida humana, nos sentimos fracos e impotentes, parecendo que jamais poderemos mudar as coisas ao nosso redor. Pensamos globalmente e nos assustamos diante do que vemos, ao ponto de querermos nos distanciar de todas as mazelas e dificuldades. Criamos um mundo só para a gente, distante da realidade que presenciamos, idealizamos um mundo que podemos controlar e nos satisfazer.
O mundo é maior que nossas pretensões sobre ele. A verdade é que, mesmo com tantas dificuldades, também vemos muitas ações e exemplos positivos que nos enchem de alegria e são alento e esperança em dias difíceis. Este mundo é capaz de se transformar e de se tornar diferente.
O ser humano também tem vocação para ser grande, para superar suas dificuldades e suas crises. Sabemos que temos condições de ser melhores do que somos. Temos a chance de transformar nossas histórias em cada decisão que tomamos e em cada caminho que resolvemos trilhar. Somos os construtores de nossa vida, escolhemos com o que alimentamos nossa alma. Somos responsáveis pelo o que nos tornamos. Temos a capacidade e a possibilidade de sermos grandes em nossas ações, gestos e palavras.
Olhando para o mundo que vivemos temos a certeza que é preciso ser melhor. É preciso dar o melhor de si. Há um ditado muito antigo que diz: “não faça com os outros o que você não quer que seja feito com você”. Muito melhor é vermos em outra perspectiva mais ampla, conforme uma indicação cristã: “Faça com outros o que você quer que seja feito com você”. Dar ao mundo o que lhe falta, dar aos outros o que lhes é necessário. Dar o melhor de si para o melhor do mundo é uma forma de ser grande.

O mundo é maior que nossas pretensões sobre ele

Giovanni Mattiello

Últimas colunas