CARREGANDO

Busca

1417ed - Da redação

Os sistemas
Wetlands
Wetlands são sistemas projetados que se constituem de lagoas ou canais artificiais rasos, e que abrigam plantas aquáticas. Simulam ecossistemas naturais pantanosos, de forma que mecanismos ecológicos sejam controlados pelo homem. E são esses sistemas que estão sendo colocados para amenizar os problemas com a poluição que entra na água da barragem do município.
A represa receberá três Wetlands, o primeiro já em fase final de instalação, ou seja, começará, em breve, a operar. Em outras palavras, essas unidades atuarão como filtros biológicos, não eliminarão 100% a entrada do esgoto nas águas, mas prometem amenizar significativamente esse velho problema na barragem.

As boas
notícias
A instalação desses sistemas no entorno da barragem é uma boa notícia, afinal, é um passo importante para melhorar a limpeza e consequentemente a qualidade da água servida à população. Esse mesmo sistema é utilizado na Europa, nos Estados Unidos e em boa parte na China, o que comprova a sua eficácia.
Agora, a outra boa notícia (eu diria, excelente) é a nova dinâmica entre a administração e a Corsan. Isso não significa dizer que até há pouco tempo não havia uma boa relação entre as partes, mas os problemas, principalmente, no abastecimento de água, eram constantes e sem contar que essa filtragem do esgoto era deficitária. Que bom que isso mudou. Parabéns à administração pelo esforço em mudar esse cenário e parabéns à Corsan pelo interesse também em propor uma alternativa.

Centro Social
São José
Durante a pandemia, o Brasil foi o país em que as crianças e os adolescentes ficaram mais tempo fora da sala de aula. Foram dois anos perdidos, que os especialistas dizem que serão sentidos por muito tempo. Por isso que a volta às aulas presenciais foi muito comemorada, como aconteceu no Centro Social e Cultural São José, em Garibaldi.
As crianças e os adolescentes voltaram confiantes para as oficinas oferecidas, depois de serem obrigadas a ficar em casa sem ter muito o que fazer. No Centro Social São José essas crianças também tem a oportunidade de lanchar e almoçar no local. São instituições desse porte que não podem deixar de prestar seu atendimento porque são vitais no engajamento social de qualquer comunidade.

Julmei Carminatti

Últimas colunas