CARREGANDO

Busca

Os desafios de Alex e Fachinelli para 2020

Você pode até achar que ainda é muito cedo falar em eleições municipais, mas não se engane, a corrida já iniciou. Em Garibaldi, a experiência tende a ser diferenciada em 2020, se considerarmos os últimos pleitos. Na Câmara, por exemplo, o fim das coligações significa uma força maior entre os dois principais partidos no município: MDB e PP.
Ou seja, serão essas duas siglas que concentrarão nomes entre as atuais nove cadeiras. A composição hoje do Legislativo já é de domínio progressista e emedebista. As eleições de 2020 tendem a solidificar esse preceito, com o ‘risco’ de uma casa legislativa formada somente por vereadores de ambos os partidos. Uma realidade excêntrica, se lembrarmos que a nossa colenda Câmara já foi composta por sete partidos diferentes.
O front também será igualmente especial na corrida que levará o progressista Alex Carniel, ou o emedebista Antônio Fachinelli, para o Executivo. É claro que ainda não existe nada oficial, mas a tendência natural é de que Fachinelli (vice-prefeito e Secretário Municipal de Obras) seja mesmo o nome do atual governo para liderar a campanha no próximo ano.
Quanto aos progressistas, Carniel já foi pré-anunciado como candidato do partido e nem poderia ser diferente após a boa votação que obteve em 2016. O desafio de Carniel, aliás, continua o mesmo: convencer a maioria dos eleitores de que possui a capacidade de gerir o município tão bem quanto administra sua empresa de transportes. Outro estigma que o partido precisa curar é o fato de estar longe da Prefeitura, cerca de 24 anos.
O atual governo tem como naipe que prevalece a boa gestão do prefeito Antonio Cettolin e de sua equipe. Isso não significa que não existam problemas, mas Cettolin é quase uma unanimidade entre o eleitorado garibaldense. Basta recapitular seu desempenho nas eleições em que participou. Mas chegou a hora de ceder a cadeira, não neste exato momento, mas daqui a um ano e pouco ele terá que entregar o cargo, já que não há mais possibilidades de concorrer por ter sido reeleito em 2016.
Alex Carniel e Antônio Fachinelli são homens íntegros, de boa-fé, e é isso, nesse momento, que nos conforta. O município precisa seguir seu rumo, de crescimento, alinhado com a tendência regional e de valorização de seu povo.

Bom final de semana!

Julmei Carminatti

Últimas colunas