CARREGANDO

Busca

Corruptos e corruptores ainda na ativa

Em Fim, nossa economia começa a reagir.

Os movimentos na bolsa de valores há duas semanas mantem bons níveis de investimentos novos o que demonstra que o medo do mercado aos poucos vai abrandando.

Ao mesmo tempo, mas, muito calmamente também o valor do dólar começa a perder valor. No mercado internacional, os chineses estão voltando a investir no mundo inteiro e os Estados Unidos e Europa reabrindo suas lojas e começando a importar mais produtos; e isso nos dá um grande alento na retomada da nossa economia.

A prevenção contra a pandemia que assolou o planeta tem possibilitado essa retomada.

Claro, no início ela andou surpreendendo todo o mundo e nenhum país sabia certo como atender sua população devido a rapidez com que se espalhou. 

Aos poucos, novos equipamentos foram adquiridos e outros mandados consertar pelo governo e distribuídos. A partir daí, os hospitais estão tendo capacidade para atender pessoas porque logo que é constatada a contaminação, ela é combatida e as vagas em UTI’s já não estão lotadas o que melhora as condições de atendimento.

Então, conforme as vagas de UTI forem sendo liberadas, mais atividades remuneradas também serão liberadas, porque o risco de vida diminui; por enquanto ainda com alguns cuidados, mas, dentro de pouco tempo tudo voltará ao normal.

A sorte da população, até agora, têm sido as atitudes de todos os governos em cobrir em todo ou em parte os salários daquelas pessoas que perderam seus empregos e auxiliando outros, sem emprego formal que trabalham de forma liberal, do tipo encanador, eletricista, marido de aluguel, faxineiros, biscateiros, e assim vai. 

Em todos os países os governos implantaram a complementação salarial dos empregados afastados de seu trabalho.  O Brasil também está fazendo sua parte nesse sentido contribui com o salário desemprego para os afastados de seus empregos e com abono emergencial para os liberais. Esses valores, pelo menos têm suprido as necessidades mais básicas da população. 

Claro que esse auxilio não será por muito tempo, mas o que espero é que seja concedido até a economia retomar sua normalidade.

Normalidade aliás que o Presidente Bolsonaro vem perseguindo há algum tempo enfrentando situações que normalmente o tem tirado do sério. Sua forma coloquial de falar que palavrões saem com normalidade e isso até acontece com a gente quando ficamos nervosos e nos falta vocabulário suficiente para responder a algumas perguntas provocativas.

Como é comum numa conversa, naturalmente atrai a atenção do povo que acaba se tornando defensor acirrado de Bolsonaro

O que me deixou mais perplexo foi saber que muitos liberais usufruíram da Lei para beneficiarem-se desse valor emergencial, sem ter necessidade disso e mesmo sabendo que estariam prejudicando outras pessoas ou até a nação como um todo e sem demonstrar um mínimo de vergonha na cara.

Outra decepção é de que a corrupção continua solta e que em todas as obras feitas em Hospitais de Campanha e na distribuição dos recursos destinados à saúde deram margem a desvio de dinheiro público.   Os corruptos e corruptores ainda estão na ativa. Falei -

Renan Alberto Moroni

Últimas colunas