CARREGANDO

Busca

Cuidado com os papeis de curto prazo

O valor do dólar americano está aos poucos abandonando o patamar dos R$ 5. Já não era sem tempo, porque com a moeda americana nas alturas a aquisição de produtos no exterior estava se tornando quase impossível, bem como as viagens de brasileiros para outros países. As empresas de turismo estavam já sentindo o seu fim próximo pelos custos apresentados aos interessados que, por consequência, acabavam desistindo ou simplesmente trocando o roteiro da viagem pretendida.
Os humanos não conseguem viver momentos de paz e cooperação. E essas atitudes acabam prejudicando tanto as pessoas da classe média alta, como também outras classes sociais menos abastadas.
As causas disso é que sempre há um cantinho no mundo onde há conflitos provocados por governantes irresponsáveis e arrogantes. E, por pequenas que sejam as economias envolvidas, acabam paralisando o mundo dos negócios tanto nacionais como internacionais.
Essa guerra da Ucrânia, por exemplo, tende a elevar os custos dos alimentos em todo o mundo; o preço do trigo chegará à estratosfera por causa da escassez do produto no mundo e, pior, os que poderiam produzir o cereal não conseguem obter os fertilizantes necessários para cultivar trigo.
O mesmo acontece também com todos os outros cereais e plantios que dependem dos fertilizantes que vêm daquela região.
Ficamos aflitos porque se somos um dos maiores produtores de petróleo do mundo e temos abundância em minérios necessários para fabricar esses fertilizantes, porque não criamos condições propícias para que possamos produzir esses fertilizantes no país? Será que não falta um pouco de vontade política? Ou essa velha política que está aí não quer permitir...
O setor automobilístico, então, nem se fala. Existem placas eletrônicas usadas em todas as marcas dos veículos mais modernos que são produzidas em quase 100% na Ucrânia. O país não está mais cumprindo seus contratos e carros novos começam a faltar no mercado.
Se não bastasse isso, começam a faltar peças de reposição para consertar os menos antigos o que poderá determinar um verdadeiro caos a situação sobre rodas.
Para os investidores no momento restam apenas investimentos em papeis, porém, não dos de longo prazo, porque ninguém pode prever o que acontecerá logo aí adiante.
Com a guerra encarecendo os insumos o amanhã ficou tão imprevisível como também é imprevisível o mundo daqui a 20 anos.
A boa notícia para os investidores que não gostam de ver seu dinheiro ‘parado’ é que isso tudo aumentou tremendamente a oferta de papeis de curto prazo que estão pagando muito bem, e rendendo mais que outros investimentos.
Esse tipo de investimento está oferecendo uma boa chance de se ganhar dinheiro já a curto prazo. Mas é preciso que os aplicadores fiquem atentos ao que acontece no mundo, porque a qualquer momento se ameniza a crise pelo fim da guerra e esses papeis tendem a perder valor. Hoje pode-se garantir um bom dinheiro de forma rápida como também perder muito dinheiro instantaneamente.

Renan Alberto Moroni

Últimas colunas