CARREGANDO

Busca

Eu acho que o Rei Dárico...

Eu acho que o Rei Dárico, Rei grego de mais de 500 anos antes de cristo, deve estar com seu pó de ossos com desenho de trancinha dentro da sua tumba. Esse foi o Rei que inventou a moeda para negócios, porquê antes tudo era escambo, isto é: Troca de mercadoria por mercadoria.

Ao inventar as moedas de ouro, prata e bronze acho que não imaginou, além do mercado de facilitação das trocas, que haveriam pessoas dispostas a acumular essas moedas nas suas casas, e porões, acumulando assim riquezas monetárias, para, no ano seguinte explorarem negócio de compra e venda. Neste século 21, a prática de escambo praticamente não existe mais. Quando as pessoas estão guardando dinheiro em casa é porque já não conseguem mais “lavar” esses valores para poderem depositar em alguma conta bancária internacional ou mesmo nacional.

Então surge o verdadeiro Roubo (subtrair furtivamente da população) valores monetários expressivos e escondê-los em locais dos mais diversos. Para situações como esta, o que mais dói, é saber que a mãe desse pilantra declara imprensa que ele não é ladrão; Ele é apenas cleptomaníaco; ISTO É: doente e por isso chora ao depor.

Para a economia nacional não é a questão do roubo que mais prejudica. É o destino desse dinheiro. No último caso, por exemplo cinquenta e um milhões de reais guardados em um apartamento poderiam servir para concluir muitas das quase 5 mil obras do PAC que estão paradas por falta de recursos.  Em andamento, essas obras criariam mais de duzentos mil empregos. Com os salários haveria impostos, previdência para, maior circulação de mercadorias e, enfim o tão esperado aumento de receitas aos governos sem precisar estar aumentando alíquotas de tributos sobre combustíveis e energia.

Então, como dizia Joeslei Batista em seu primeiro depoimento, “Em Brasília, os ladrões ou estão presos ou estão no Governo”.
Observa-se no decorrer da Lava-jato, que a cúpula do PMDB e que rodeia o Presidente Temer está altamente envolvida no comando da corrupção. Muitos, neste primeiro ano de governo estão presos. Outros o serão se perderem o foro privilegiado inclusivo o presidente. O cerco aos grandes responsáveis pela falcatrua toda no país já está tramitando pelo Judiciário e está caminhando para o final.

Poucas fichas restam ao atual governo, em vista disso. Entre elas está em nomear o Deputado Marum como relator das denúncias possíveis que deverão surgir nesta semana para tentar, como da primeira vez, impedir o prosseguimento das denúncias no STJ.  Acho, porém, que neste momento o Governo está muito debilitado e se não tiver mais recursos para distribuir entre seus aliados da base, certamente deixará o cargo.

Se isto ocorrer, certamente haverá mais prisões entre os que estão no comando da nação. Se a Economia está reagindo, e está, é porque o mercado já entendeu que a atual política brasileira está por ruir definitivamente.  Logo, com juros reduzidos e recursos bem empregados, mesmo que escassos, mas, livres da corrupção no comando nacional os investimentos fluirão mais facilmente.

Está faltando só nosso tiro de misericórdia. O nosso voto final.

Para a economia nacional não é a questão do roubo que mais prejudica

Renan Alberto Moroni

Últimas colunas