CARREGANDO

Busca

Povo optou por governos de centro-direita

Desafiei e a chuva veio. Espero que venha muito mais, de preferência de noite, quando dormimos. Assim não atrapalha a maioria da população humana que precisa sair de casa para trabalhar.
Uma situação que eu esperava não ter mais que comentar era sobre a pandemia. Porém, como a educação e a cultura nunca andam de mãos dadas, não adianta termos curso superior, pós graduação, doutorado, ou segundo grau completo, se não conseguimos nos autoeducar, para convivermos entre nós mesmos como seres racionais.
Por instinto, um animal (cachorrinho, gatinho, pássaro de cativeiro, etc.) que é um ser irracional no entendimento humano, quando sente que não está bem ou pressente algum perigo, se isola completamente até sua recuperação. Nós, humanos, nos imaginamos com tamanha superioridade entre os seres da fauna mundial que não nos importamos do quanto mal poderemos estar fazendo a outros seres da nossa espécie por não querermos nos isolar enquanto vivemos essa situação de risco. Os irracionais do nosso entendimento se isolam para preservar a espécie.
Entretanto, nós, os racionais por conceito unicamente nosso e pela nossa total ignorância e falta de educação cívica, nos achamos imortais e, por qualquer que seja o motivo, nos aglomeramos, festejamos, esquecemos das medidas de proteção sugeridas e acabamos inflando as porcentagens de contaminados e doentes por um vírus que ainda não tem nenhuma forma médica de prevenção, ou seja, nenhuma vacina.
É aí que eu, mais uma vez, vou repetir uma frase do livro de Érico Veríssimo “O analista de Bagé” onde ele faz uma citação importantíssima: “Facordade e deproma não encurta zoreia de ninguém”. Essa frase traduz uma realidade tão atual como os textos da Bíblia.
Não adianta estudar, ter curso superior, pós graduar, doutorar se não tivermos consciência da vida simples como ela é. Gente; o “dinheiro suficiente” é importante para todos nós. Porém, a ganância tem levado muitos seres humanos à autodestruição.
É importante termos muita paciência neste momento. Se o número de infectados está aumentando, é porque estamos falhando nos cuidados que deveríamos ter conosco mesmos; e de termos a consciência de que poderemos estar prejudicando nossos seres muito queridos e mais próximos. Portanto, queridos, esqueçam as aglomerações, festinhas, e reuniões sem estarmos conscientes e como devido cuidado. Se continuarmos a não nos cuidar, poderemos até festejar um Natal em 2020; mas, pode ser o último Natal para muitos. Cuidem-se muito.
Enquanto isso, a economia brasileira está reagindo com muita rapidez e os índices dessa recuperação pontual já estão maiores do que os índices dos mesmos períodos antes da pandemia.
As últimas eleições também demonstraram que a população brasileira não aceita mais extremismos. Como se esperava, os partidos de grande inclinação para a esquerda perderam muito espaço e os de extrema direita também. Salvaram-se os partidos, principalmente de centro, com tendência para a direita.
Isso indica que a população está apostando numa economia de mercado não sujeita à simples vontade de governantes. O mercado quer tomar posições por si só e, para isso o Estado deve intervir com uma legislação apropriada ao atual momento. Se o povo aprovar, em dois anos teremos os resultados.

Renan Alberto Moroni

Últimas colunas