CARREGANDO

Busca

Encantamento

Encantamento, palavra que vem do Latim incantare, “lançar um feitiço para alguém”, formado por in, “em”, mais cantare, expressa o sentido de “emitir palavras mágicas”, assim como, “maravilhar, seduzir”. E foi assim que eu me senti na Abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla da APAE de Garibaldi: encantada!
Sorrisos, abraços, olhares genuínos, palmas e outras inúmeras expressões humanas reveladoras de felicidade, amor e orgulho. Quanto prazer eu senti ao admirar as apresentações dos alunos. Música, dança, poesia, arte, canto e encantos! Sensacional!
O trabalho que a APAE vem desempenhando em nossa comunidade é exemplar, digno de aplausos.
Realizar ações que valorizam toda e qualquer forma de expressão, sem julgamentos ou preconceitos é um ato de amor. Descobrir em cada pessoa os seus dons e talentos e desenvolvê-los é um ato de empatia. Cuidar e zelar pela saúde e pela qualidade e vida de outrem é um ato de solidariedade. Criar, inventar e reinventar novas formas de fazer algo é um ato de coragem. Nossa humanidade precisa e merece de atos como estes, todos os dias, sempre. Fazer o bem é indescritível. Faz muito mais bem para quem o pratica. Somos seres pertencentes à um mundo em transformação, mas também somos agentes transformadores. Como podemos mudar o nosso contexto? Qual é o bem que queremos ver e viver no mundo?
Cada dia mais eu descubro que a felicidade está no caminho e não só na chegada. Que a gentileza gera gentileza. Que o bom humor é contagiante. Que a alegria de viver está em cada um de nós. Que rir ainda é o melhor remédio e que a vida é simples, descomplicada e boa de se viver.
Quando a gente tem a oportunidade de ver o que é bom e belo, respeitando toda forma de ser, cada um com seu jeito, com seu ritmo, com seus potenciais e limitações, temos também a oportunidade de acreditar que podemos fazer coisas simples e ser feliz, que podemos fazer coisas grandes e encontrar nosso propósito e que podemos fazer juntos e encontrar a nossa missão!

Rosângela da Costa

Últimas colunas