CARREGANDO

Busca

91% têm peso saudável nas EMEIS

Redação O Garibaldense 02/01/2019
Das 506 crianças que frequentam as EMEIs, 473 participaram da avaliação / Priscila Pilletti

O Setor de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, de Garibaldi, realizou, ainda no mês de novembro, uma avaliação nutricional das crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

Das 506 crianças que frequentam as EMEIs, 473 participaram da avaliação, representando mais de 93% de abrangência. Os resultados demonstram que 91% dos pequenos encontram-se em eutrofia (peso saudável) e 9% apresentam excesso de peso (35 crianças com sobrepeso e 7 com obesidade), percentual inferior aos 15% no Brasil.

O perfil alimentar adotado nas escolas tem uma grande influência nos resultados positivos da pesquisa, uma vez que é na escola o suprimento de 70% nas necessidades alimentares deste público. Nas EMEIs a oferta de frutas, legumes e vegetais é diária, além de que os cardápios são isentos de frituras, doces, sobremesas e ultraprocessados.

De acordo com a nutricionista responsável pelo setor, Janete Weber, as crianças identificadas com excesso de peso serão monitoradas e suas famílias orientadas, visando diminuir este índice.

Para prevenir o sobrepeso, é importante aumentar o aleitamento materno e não introduzir doces e açúcares antes dos dois anos de idade. “A partir de então, limitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura, como refrigerantes, biscoitos e fast food, também é essencial para evitar que crianças se tornem obesas e para reduzir os níveis atuais da doença”, explica Janete.

“Investir em prevenção e educação alimentar é promover a saúde dos nossos alunos”, reforça a Secretária Municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies.

Obesidade - A obesidade é apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos maiores problemas de saúde pública no planeta. Em 2025, a projeção é que haja 2,3 bilhões de adultos com sobrepeso e mais de 700 milhões de obesos, além de 75 milhões de crianças acima do peso.

No Brasil, o quadro não é diferente: de acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), o percentual de crianças com sobrepeso e obesidade está em torno de 15%. A principal causa do aumento de peso na população mais jovem é o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura, principalmente os industrializados.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página