CARREGANDO

Busca

A Colônia do Conde, de Eliseu Demari

Redação O Garibaldense 24/09/2018
Eliseu Demari é jornalista em Carlos Barbosa e em 2012, lançou “Tiras em Quadrinhos do Nestor Badagna” / Divulgação

O jornalista barbosense Eliseu Demari lançou neste mês o livro A Colônia do Conde, um romance histórico sobre a colônia Santa Maria da Soledade. A localidade foi idealizada em 1855 por iniciativa particular do Conde Paul de Montravel, vice-cônsul da França em Porto Alegre.

Os limites de Santa Maria da Soledade se encontravam entre o Vale do Caí e a Serra, no território dos atuais municípios de Carlos Barbosa, São Vendelino e Barão.

Em poucos anos, a primeira colônia de imigrantes do Brasil gerenciada por uma empresa acabou relegada ao esquecimento coletivo por uma série de fatores. “Tenho uma ligação muito forte com Carlos Barbosa. O objetivo do livro é resgatar os primórdios da cidade e da região”, destaca Eliseu.

Por conta de eventos e personagens instigantes na história da colônia, o autor adotou uma abordagem de ficção livremente inspirada em fatos reais. A narrativa trata dos esforços e das angústias do Conde e dos colonos europeus para erguer um povoado em meio à floresta. “O livro é um exercício de preenchimento das lacunas históricas desse acontecimento, por meio da ficção. A ideia é costurar o que existe de registro daquele período. A maior dificuldade foi não distorcer a história real, apenas arramar os pontos”, avalia o autor.

Eliseu Demari estreia na prosa após a experiência nos quadrinhos. Em 2012, lançou “Tiras em Quadrinhos do Nestor Badagna”. Nascido e residente em Carlos Barbosa, o autor tem 38 anos de idade. Sobre novas obras, Eliseu já tem engatilhadas duas continuações para A Colônia do Conde. “A proposta é avançar na história. O próximo livro vai abordar a história de Carlos Barbosa e da região após a chegada dos imigrantes italianos, na década de 1920. O terceiro capítulo deve ser habitado na década de 1980. Quero contar sobre a formação dessa comunidade”, revela.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página