CARREGANDO

Busca

Barber shops viram tendência na cidade

Redação O Garibaldense 29/03/2018
Barber shops trazem tendências em corte, voltadas ao público masculino / Fotos: Milena Schäfer

Uma nova forma de cortar barba, cabelo e bigode tem ganho espaço em Garibaldi. Nos últimos anos, o conceito de barbearias cheias de estilo que caiu no gosto de muitos homens, têm sido unanimidade nos estabelecimentos abertos na cidade. A proposta é sair do tradicional, oferecendo cortes clássicos e modernos, em um ambiente descontraído voltado, exclusivamente, ao público masculino.

Somente na área central da cidade, o Jornal O Garibaldense visitou quatro lojas que abraçaram a novidade, abertas nos últimos dois anos. Tatuagem, cerveja e até mesa de sinuca são alguns dos “adicionais” encontrados, visando proporcionar à clientela o atendimento aliado ao lazer. As novas barbearias, também conhecidas como “Barber Shops”, viraram tendência no Brasil a partir de 2008, com o fortalecimento das tendências em cortes masculinos e das barbas longas.

“Os barbeiros antigos seguem outra linha e não costumam aparar barbas longas”, afirma o barbeiro Márcio Dalpubel, um dos primeiros garibaldenses a empreender neste ramo, com a Clássica Barbearia, aberta em agosto de 2016.

Dalpubel conta que percebeu a necessidade de um espaço exclusivo para os homens, vendo que muitos não gostavam de ser atendidos em salões de beleza, majoritariamente voltados para o atendimento ao público feminino.

A ideia de se tornar barbeiro veio com a vontade de ter o próprio negócio, aproveitando uma necessidade existente em Garibaldi. Da mesma forma surgiu, em setembro de 2016, a Barbearia Visual. Após trabalhar em diferentes áreas como empregado, Claudio Gomes de Paula decidiu especializar-se no ramo de barbearia para oferecer um serviço diferenciado na cidade. “Quando pensei em empreender logo imaginei isso porque, como homem, sentia que faltava em Garibaldi profissionais modernos, com espaços diferenciados”, conta o profissional, que dispõe até mesmo de uma mesa de sinuca para seus clientes. “Acaba se tornando mais que um corte, mas também um momento de lazer”, explica.

Há dois anos como tatuador em Garibaldi, Lauro Rodrigues também apostou na barbearia como forma de incrementar seu negócio, fechando recentemente uma parceria com o barbeiro Omar César no Ink Red Tattoo Studio. “A procura por este serviço tem aumentado, então optamos em conciliar ambos os serviços em um mesmo espaço”, conta Rodrigues. “Os homens estão buscando mais cortes modernos, bem como os chamados cortes americanos, por isso busco estar sempre atualizado”, completa César.

Seguindo a onda, com muitas motivações em comum com os colegas de profissão, Pablo Navia abriu, há dois meses, a Machos Barbearia. Natural da Bolivia, porém, residente em Garibaldi há 18 anos, ele deixou a carreira no ramo de exportação para retomar o ofício de barbeiro, que chegou a desempenhar na juventude. Ao projetar o novo negócio, ele também percebeu o nicho de mercado que se abria na cidade há cerca de dois anos. “Pensei em um lugar onde as pessoas sejam bem atendidas e encontrem o que precisam”, afirma.

A diversidade da faixa etária – desde crianças até idosos – bem como a alta procura pelos serviços nos novos espaços, têm demonstrado que a tendência das barbearias modernas veio para ficar, conquistando o público masculino em um espaço exclusivo, com uma nova proposta para o tão tradicional costume de fazer barba, cabelo e bigode.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página