CARREGANDO

Busca

Começa a Semana Especial da Apae

Redação O Garibaldense 21/08/2019
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi aberta nesta quarta-feira / Geder Luis Gütler

A Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) iniciou na manhã, desta quarta-feira, 21, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento objetiva reforçar a reflexão sobre a inclusão social e neste ano mais uma vez tem como tema a participação da família em todo o processo dos seus filhos.

Com a presença do prefeito Antônio Cettolin, secretários e direção da entidade, a Semana começou com as boas vindas da aluna Diana Chesini Rossi, auto defensora da Apae de Garibaldi e das Apaes do Rio Grande do Sul. Depois falou a presidente da entidade garibaldense, Neusa Berteli Sartori, e o prefeito Cettolin.

Na sequência foi apresentada a peça “As artistas da cidade”, vice-campeã do Festival Estadual Nossa Arte, que aconteceu em Teutônia, em maio deste ano. E veio o momento mais aguardado, com o lançamento da trilha sonora do projeto Desfile Cênico de Natal.

A música foi apresentada em áudio, com exibição no telão de vídeos da gravação e fotos da apresentação do Natal do ano passado. O desfile vai ser realizado nos dias 27 de novembro e 4 de dezembro, no Centro Histórico.

O músico Eduardo Segabinazzi, que também é professor e coordenador das oficinais de música da Apae, escreveu a canção. “A letra veio do convívio aqui dentro da Apae. O trabalho começou em abril e o resultado ficou dentro da expectativa”, destacou Segabinazzi à reportagem de O Garibaldense.

A trilha foi gravada e produzida no estúdio de Nenê Fragata, em Carlos Barbosa. Participaram os usuários e profissionais da Apae, com crianças e adolescentes da comunidade.

Para fechar em grande estilo a abertura, a aluna Vanessa Poletti apresentou uma alegoria, a Fada Vanessa, que faz parte da ala dos brinquedos para o Desfile de Natal. A criação é do artista plástico André Gnatta, de Caxias do Sul. Há três meses, André vem trabalhando na montagem do desfile. Serão nove carros adaptados em cadeiras e alas com carros maiores. André já realizou diversos natais, como Natal Luz de Gramado, Caxias, Nova Petrópolis e Flores da Cunha, mas é a primeira vez que trabalha com uma Apae. “Sou acostumado a fazer grandes carros, então, por se minimalista tem um valor maior, pela característica de ser inclusivo. Terá toda uma magia pela música e luzes, combinado com o Centro Histórico”, se refere.

A Semana Nacional de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla prossegue até quinta, 29, com diversas atrações.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página