CARREGANDO

Busca

Crescimento orgânico no município

Redação O Garibaldense 02/01/2019
Para a produção vegetal não são utilizados agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos ou sementes transgênicas / Priscila Pilletti

A garantia da qualidade da alimentação e a manutenção do meio ambiente são as principais filosofias da agricultura orgânica, onde não é permitido o uso de produtos químicos ou hormônios sintéticos. Para a produção vegetal, não são utilizados agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos ou sementes transgênicas. Já para a criação de animais, não se pode utilizar hormônios de crescimento ou anabolizantes.

De acordo com dados da Emater Ascar/RS, Centro Ecológico e os grupos de produtores orgânicos, há cerca de 30 estabelecimentos agropecuários que praticam este tipo de agricultura em Garibaldi. Uma delas é a propriedade de Lucia e Tranquilo Debiasi, que produzem frutas e legumes há 22 anos na comunidade de São Luiz do Araripe e comercializam seus produtos na Feira do Produtor Rural.

O casal conta que passou a cultivar orgânicos ao perceber o mal-estar causado pelo uso de agrotóxicos à saúde. “Temos que ter um cuidado muito maior que a produção convencional também com o meio ambiente”, explica Lucia.

A procura cada vez maior pelos produtos ecológicos e a confiança dos clientes são muito gratificantes para o casal Debiasi, que ainda recebe pessoas em busca de itens diretamente em sua propriedade. Eles contam com as certificações Ecovida e Ecocert, que garantem a produção de acordo com as diretrizes do cultivo orgânico. Eles plantam batata, cebola, tomate, milho crioulo, batata-doce, feijão, laranja, figo, uva, bergamota, abóbora e fazem doces e molhos, entre outros itens.

Turismo - Empreendimentos ligados à produção agroecológica e artesanal do município viraram uma das primeiras rotas turísticas em propriedades orgânicas certificadas. Há quase dois anos, a Via Orgânica oferece turismo rural, restaurante, vinhos e espumantes alternativos, cooperativa, comércio, hospedagem e indústria, todos na temática do alimento aliado à saúde, à sustentabilidade ambiental, social e cultural.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página