CARREGANDO

Busca

Experiências do vinho em livro

Redação O Garibaldense 27/07/2018
Gabriela Schäfer e Eduardo Zenker são os autores do livro Realinversa / Milena Schäfer / Divulgação

Os desafios da vinificação natural no Brasil são encarados por muitos vinhateiros e ficaram ainda mais evidentes após o Caso Zenker, ocorrido em 2017, quando Eduardo Zenker e Gabriela Schäfer, da Arte da Vinha, tiveram seus vinhos bloqueados pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O projeto de vinificação experimental, denominado Arte da Vinha, que iniciou em 2009, foi subitamente interrompido, mas está agora registrado no livro “Realinversa – O memorial do projeto Arte da Vinha”. O pré-lançamento será durante a Feira Naturebas, que ocorre no dia 4 de agosto, em São Paulo, reunindo vinhateiros do Brasil e do mundo.

“As pessoas que idealizaram a Naturebas e trabalham para ela acontecer são as que apoiam o agricultor, o vinhateiro natural no Brasil. Nada mais natural que lançarmos o livro na presença do público da feira, que consideramos nossos amigos. A maioria deles acompanha o projeto Arte da Vinha desde o seu início”, explica a co-autora do Realinversa, Gabriela Schäfer.

Por meio de 186 páginas, ela e Zenker dividem com o leitor detalhes do projeto, resultados de experimentações com o resgate da vinificação ancestral, além de relatarem a incansável busca pela adequação dos rótulos e a situação de bloqueio que mobilizou diversos defensores da forma natural de vinificar.

“Quando sofremos o bloqueio por parte do Mapa, vimos o projeto chegar ao fim e decidimos registrá-lo de alguma forma”, comenta Zenker. “O Arte da Vinha nasceu com o intuito de que pudéssemos resgatar métodos antigos de vinificação, para aprendermos com isso e eternizarmos, de alguma forma, essa prática que estava esquecida”, completa.

Dividida em quatro capítulos (O início; O meio; O fim; e Um novo começo), a publicação é voltada a todos que se interessam por formas naturais de vinificação, bem como aos que buscam maneiras alternativas em suas práticas diárias, visando diminuir o impacto humano sobre o que a natureza oferece. “O vinho me ensina a querer ser uma pessoa melhor, a aceitar as coisas como elas são, a honrar o que a natureza me dá, e a querer sempre ir para frente, buscando o mundo melhor que a gente sonha e quer que aconteça”, destaca Zenker.

Pré-lançamento - O livro estará à venda, com preço especial, na Naturebas 2018, que ocorre em São Paulo, no dia 4. Interessados podem solicitar exemplares pelo Facebook (@Realinversa) ou pelo e-mail contato@artedavinha.com.br.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página