CARREGANDO

Busca

Garibaldi lança Rota Cinematográfica

Redação O Garibaldense 25/04/2018
O novo roteiro, que será autoguiado, terá a sinalização em 15 pontos distintos / Foto: Alexandra Ungaratto

A rota “Garibaldi: uma cidade de cinema” é o mais novo produto turístico que o município apresenta, no próximo dia 8, em um evento que ocorre na Estação Férrea, a partir das 19h. A proposta do novo roteiro é também um dos frutos da Garibaldi Film Commission, criada ainda em 2013, quando a cidade deu o primeiro passo para se tornar um destino de produções audiovisuais, bem como de se tornar referência no Rio Grande do Sul - e no Brasil - para o turismo cinematográfico. O novo produto turístico contempla os destinos e cenários onde as narrativas ocorreram.

O novo roteiro, que será autoguiado, terá a sinalização em 15 pontos distintos de Garibaldi, na cidade e no interior. Além de um folder explicativo, cada local contará com a sinalização de placas em aço. Em todas, haverá a marca da rota, uma breve explicação do local e de cada uma das produções recebidas.

“Com a grande procura de cenários com a característica da Serra, Garibaldi percebeu a importância de fomentar a vinda de produtores, diretores e equipes de audiovisuais. A demanda frequente e a consequente gravação de filmes, novelas, projetos musicais e comerciais fizeram Garibaldi perceber o fenômeno mundial do chamado “turismo cinematográfico”. Existem diversos exemplos internacionais do impacto de filmes e séries de TV no aumento do turismo e visitas a locações específicas para promover o nome e a identidade de cidades ou países”, entende o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Paulo Salvi.

De acordo com o Ministério do Turismo, os dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine) mostram que o setor audiovisual movimenta mais de R$ 16 bilhões por ano.

O projeto, desenvolvido em parceria com o Sebrae/RS, teve início ainda em 2016, mesmo ano do registro da marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Para Salvi, a Rota é mais uma valiosa opção de turismo para quem visita Garibaldi. “Diversificamos nossa oferta com esta rota moderna e rica culturalmente. Sem dúvida, a qualidade de patrimônio paisagístico e cultural de Garibaldi conta na escolha de produtores e diretores, sendo a Rota Cinematográfica uma forma de atrair visitantes e também de eternizar os locais importantes do município nas telas”, acredita.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página