CARREGANDO

Busca

Horário de Verão inicia neste domingo

Redação O Garibaldense 01/11/2018
Neste ano o Horário Brasileiro de Verão começa um pouco mais tarde por conta das Eleições Gerais / Reprodução

A partir da meia-noite do dia 4 de novembro, os relógios brasileiros devem ser adiantados em 1h. Começa, enfim, o Horário Brasileiro de Verão 2018/2019. Não serão todos os estados que terão que adotar o novo horário, apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Neste ano o Horário de Verão começa um pouco mais tarde por conta das Eleições Gerais. Embora tenha sido cogitado um segundo adiamento do início, para o dia 18 de novembro (com o objetivo de não interferir com o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem), a data ficou mesmo para este final de semana.

O Horário de Verão consiste no adiantamento do relógio durante as estações do verão e primavera, onde os dias são mais longos. O objetivo é ajudar no racionamento de energia elétrica, fazendo as pessoas aproveitarem mais a iluminação natural do Sol.

Quando o Horário de Verão chegar ao fim, os relógios devem ser atrasados, ou seja, quando for meia-noite, a hora deve voltar para as 23h.

O Horário de Verão surgiu pela primeira vez no Brasil com o Decreto de Lei nº 20.466, de 1º de outubro de 1931, estipulando o adiantamento do relógio em uma hora em todos os estados do território brasileiro. Atualmente, os estados da região Norte e Nordeste não participam do Horário de Verão.

O horário de verão existe atualmente em 30 países. A grande exceção são os países localizados na faixa equatorial, onde não existem variações de estações e o clima mantêm-se o mesmo em quase todo o ano.

O Horário de Verão no Brasil tem previsão de encerrar à 0h do dia 17 de fevereiro de 2019.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página