CARREGANDO

Busca

Mais Médicos local sem alterações

Redação O Garibaldense 27/11/2018
O programa Mais Médicos é uma iniciativa emergencial do Governo Federal / Divulgação

Recentemente, o Ministério da Saúde Pública de Cuba comunicou a saída do país do programa “Mais Médicos”. Segundo o anúncio, a decisão do governo cubano foi motivada por mudanças na forma de remuneração do programa e por declarações recentes do presidente eleito Jair Bolsonaro.

O Jornal O Garibaldense entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Garibaldi, para saber se a saída de médicos afeta o município, que também é beneficiado pelo programa.

“Três profissionais, sendo um egípcio e dois brasileiros, foram destinados ao município por meio do Mais Médicos. Como eles não são cubanos, nada será alterado”, esclarece a Secretária Municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes.

“O programa beneficia as comunidades mais distantes e carentes, e deve ser mantido. O impasse se deu na retenção do pagamento, porém, no nosso caso, eles recebem integralmente o valor da bolsa prevista pelo Ministério da Saúde, e desenvolvem um excelente trabalho com os nossos garibaldenses”, destaca Simone.

No último dia 20, um novo edital emergencial do programa Mais Médicos foi publicado no Diário Oficial da União. O documento convoca novos profissionais para atuar no projeto. Segundo o Ministério da Saúde no Brasil, a previsão é de que nesta terça-feira, 27, ocorra um novo chamamento.

O programa Mais Médicos é uma iniciativa emergencial do Governo Federal, que visa garantir atendimento médico de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente, àqueles residentes em municípios menores. O programa convoca profissionais da área da saúde, brasileiros ou estrangeiros.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página