CARREGANDO

Busca

Mansão Mazzini próxima do restauro

Redação O Garibaldense 07/08/2018
Prédio fica na esquina da Av. Júlio de Castilhos com a rua Heitor Mazzini, no Centro / André Moreira

A situação em torno da Mansão Mazzini se prolonga há anos. De um lado, a comunidade que pede a restauração do prédio, construído em 1921, e tombado como Patrimônio Histórico da Humanidade; do outro, o testamento de Adelina Mazzini, que proíbe a venda do edifício e restringe seu uso apenas como moradia ou museu.

O contexto delicado adiou, por vezes, a restauração, mas o projeto parece, finalmente, próximo a sair do papel: após uma Ação Civil Pública, que tramitou na Comarca de Garibaldi e foi promovida pelo Ministério Público (MP), do Rio Grande do Sul, contra os proprietários da Mansão Mazzini (os herdeiros de Adelina) e Prefeitura de Garibaldi, a Administração divulgou edital para a execução do restauro. A licitação de Concorrência Pública nº 021/2018 abre no dia 22 de agosto.

A empresa que vencer o processo deverá obedecer um planejamento de obras, com etapas já previstas pela Prefeitura. Na primeira delas, serão realizados serviços de limpeza, principalmente, na fachada do prédio, recuperação de rebocos e substituição de calhas e condutores. Na etapa seguinte, o térreo e o porão da Mansão Mazzini serão restaurados. Na fase final, acontece a restauração do 2º pavimento, sótão e torreão do edifício, além da reparação de instalações elétricas e hidrosanitárias.

Por se tratar de um prédio antigo e tombado, todo o processo de restauração deve ser feito com cautela para evitar alterações na arquitetura original. “O início da obra se dará assim que o processo licitatório, da 1ª etapa, esteja concluído e o contrato, homologado. As demais etapas só serão executadas quando houver disponibilidade financeira, por parte do município”, esclarece o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, que comanda a pasta diretamente relacionada com a obra. Por depender de disponibilidade financeira, não há previsão para a conclusão das obras.

A restauração será custeada em duas frentes. Parte do valor será coberto pela alienação de bens da família Mazzini, conforme previsto em testamento. A outra parte será com dinheiro público, por meio da Prefeitura.

Após concluída a restauração, qual deve ser o destino da Mansão Mazzini? “O Município vai aguardar todos os trâmites legais para depois propor algo. A ideia é utilizar a mansão para visitação, mas reforçando que deverá prevalecer a vontade de todas as partes, uma vez que o município, há muito tempo, planeja isto, e até o momento não se confirmou”, ponderou o secretário Salvi, em entrevista ao Jornal O Garibaldense.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página