CARREGANDO

Busca

Matriz tem restauro no cronograma

Redação O Garibaldense 11/02/2019
Restauro iniciou há dois anos e a previsão para o término se mantém para 2020 / Geder Luís Gütler

Prosseguem as obras de restauro da Igreja Matriz, da Paróquia São Pedro, de Garibaldi. Alguns reparos na parte interna estão sendo finalizados e o foco se concentra na parte externa. O restauro teve início em 13 de fevereiro de 2017 e a previsão para o término se mantém para março de 2020. A arquiteta Iris Schimidt explica o que foi feito no espaço interno.

“Raspagem para descobrir as cores, desenhos e ornamentos originais. Aquilo que a gente conseguiu, reverteu para o que era no princípio. Tijolinhos, pinturas de mármore nas colunas, imagens de santos que não teve grandes alterações e as cores das paredes”.

Foi mantido o rodapé, que já havia sido colocado numa reforma anterior. “Até porque a cor dele era o original, e tirar causaria um dano maior para igreja. Os altares das laterais estão sendo finalizados agora e falta um pouco na lateral esquerda na questão da pintura e, por último, o ladrilho hidráulico”.

Em outubro começaram as obras externas. “Num primeiro momento só faríamos a interna, mas ao fazer um restauro tu começa mexer, vê os problemas e vai tomando as decisões de acordo com o que é encontrado”, explica a arquiteta. Ela também relata que havia infiltração e que estava gerando problemas dentro da Igreja. “Estamos fazendo calhas, os telhados com furos, que não vão ser trocados”.

As obras na parte externa já revelam novidades. “A cor original externa foi descoberta, com as telhas tendo uma cor marrom mais avermelhado e as paredes um amarelinho meio que bege. Sempre foi essa cor, se manteve até a década de 70 e 80. Foram feitos estudos e raspagens para isso. Os vitrais não serão mexidos, porque estão em bom estado”, adianta.

Com 29 anos e sete anos como arquiteta, esse é o seu maior desafio. “Na época de estudante, de 2009 a 2011, trabalhei como estagiária na preservação do conjunto urbanístico em Brasília, mas esse é um dos maiores desafios que tive, é difícil ao longo da carreira conseguir um projeto desse nível. Eu trabalho muito com projetos residenciais e ter um casal com cliente é bem diferente da situação de uma igreja em que todo mundo se sente dono dela. Acredito que o pessoal vai gostar”, projeta Iris.

Mais de 600 maquetes - As obras do restauro têm um custo de R$ 2 milhões, mas esse valor pode passar com o restauro externo da Igreja Matriz. Para ajudar a angariar fundos afim de bancar parte desse valor, continua a campanha de maquetes da Matriz. Elas são comercializadas na Paróquia São Pedro, com valor de doação a partir de R$ 50.

“Em janeiro parou um pouco, porque é normal em função do pessoal estar de férias, mas estamos precisando do apoio da comunidade, em função de que não estava nos nossos cálculos a obra externa”, diz o frei Jadir Segala. 

Ele acredita que já foram doadas cerca de 600 maquetes. “Mas temos para mais de 1.500, estou muito otimista”, diz ele. O frei entende que a obra vai agradar a população. “O pessoal está olhando e adorando, só ouço elogios”, conclui.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página