CARREGANDO

Busca

Mês da Mulher, mês à Miriam Milani

Redação O Garibaldense 05/03/2018
Miriam e seu esposo Remi, com quem compartilhou 42 anos de sua vida / Foto: Arquivo Pessoal

Em sua 9ª edição, a programação voltada ao Mês da Mulher em Garibaldi terá, pela primeira vez, uma personalidade feminina local homenageada: Miriam De Nadal Milani. Falecida em setembro do ano passado, a garibaldense será enaltecida por sua intensa participação social no município tendo sido, inclusive, organizadora do Mês da Mulher desde a primeira edição.

“Ela participava de todas as campanhas a favor da vida. Era dedicada à família e sempre disponível para servir. Com fala mansa e delicada, incentivava a cultura da paz. A professora foi uma mestre que deixou um legado: uma obra que jamais será esquecida pelas pessoas que tiveram a felicidade de conhecê-la”, comenta a diretora Executiva da Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) e integrante da comissão organizadora do Mês da Mulher, Greice Mattiello.

Atuação - Nascida no dia 21 de junho de 1951, Miriam cresceu e viveu até seus últimos dias no mesmo endereço, na rua Dante Grossi, no centro de Garibaldi. Em julho de 1975 casou-se com Remi Milani, seu parceiro de vida, com quem teve três filhos e uma neta, caminhando lado a lado, durante 42 anos. A imagem de mulher dedicada, comprometida e amorosa permanece em todos os círculos dos quais Miriam fez parte ao longo de sua vida, inclusive, perante sua família. “Ela foi uma mulher sublime, que assumia e dava conta de todos os compromissos, nada era difícil para ela”, comenta, com saudades, seu esposo Remi Milani.

Miriam ficou conhecida na cidade por seu trabalho como professora, atuando em escolas da cidade e também da região, também a nível universitário. Sua formação era Licenciatura Plena no Colégio São José de Garibaldi; Ciências Exatas pela UCS de Caxias do Sul e Pós-Graduação em Matemática pela Unisinos. Ainda como educadora, lançou o livro “Brincando com Geometria”, pela Editora Unisinos.

Ao lado de seu marido, atuou com destaque junto ao Lions e LEO Clube, de Garibaldi. Também foi responsável pelo coral “Viva gente do Colégio Santo Antônio”, que tinha por objetivo formar um bom caráter entre as crianças. Foi idealizadora e acompanhou por diversos anos o projeto “Cartaz da Paz”. Participou do Movimento de Grupos Eclesiais de Base, Movimentos de Emaús de Cursilho de Cristandade. Quando estudante, participou dos campeonatos esportivos e dos movimentos estudantis ligados à Ugergs, Une e Grêmios. Junto à Paróquia de Garibaldi, a homenageada também é lembrada com muito apreço. Foi catequista e participava ativamente das celebrações religiosas na Igreja Matriz São Pedro.

Programação - As atividades do Mês da Mulher 2018 iniciam neste sábado, 3, e seguem até o dia 7 de abril. A solenidade oficial do evento ocorre no dia 10 de março, às 9h, na Praça Loureiro da Silva.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página