CARREGANDO

Busca

No campo, produções são prejudicadas

Redação O Garibaldense 30/05/2018
Falta de ração e impossibilidade de escoamento de animais gera prejuízo para produtores e indústrias, sobretudo no setor de aves | Foto: Milena Schäfer

Após uma semana de paralisação em Garibaldi, e quase dez dias da greve dos caminhoneiros a nível nacional, produtores de aviários locais começaram a receber ontem, dia 30, as primeiras remessas de ração para os animais. O bloqueio de caminhões em estradas de todo o Brasil havia impedido, nos últimos dias, o transporte de alimento, bem como de animais para o abate na indústrias. Para impedir a mortandade dos animais, produtores buscaram alternativas como o milho, que também esgotou nesta semana. Na manhã de ontem, antes da chegada de algumas cargas programadas com escolta, criadouros de aves completavam 60 horas sem alimentação, chegando à iminência do risco de morte aos animais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, cerca de dez milhões aves encontram-se alojadas pelas integradoras do município e, pelo menos cinco milhões deixaram de ser alimentadas. Na segunda-feira, o recebimento de apenas 25% do necessário para suprir toda demanda local, levou os produtores, que já estão adotando o racionamento alimentar, a também fazerem restrição de luz noturna. “Ainda não há mortandade mas quando as aves passam fome, em confinamento, a tendência é que comecem a praticar o canibalismo”, comentou o Secretário Municipal de Agricultura, Arnaldo Seganfredo. Depois da uva, a criação de frango é a principal atividade no interior de Garibaldi, com 66 aviários registrados. Na indústria, os prejuízos também estão sendo sentidos, desde quinta-feira, 24, à tarde, com paralização da produção e acúmulo de animais que aguardam o abate.

Outras atividades – Criadores de outros animais e produtores de leite também vem sendo afetados pela paralisação dos caminhoneiros, sobretudo pela falta de ração. Na criação de suínos, estima-se que oito mil animais estejam sem receber o alimento. Nas propriedades de gado leiteiro, a produção sofreu quedas devido à redução alimentar, porém o escoamento de leite ainda não foi prejudicado. Alguns pontos de protesto da região não autorizam a passagem de cargas perecíveis e animais. Em trabalho conjunto com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi (STR), que também abrange os municípios de Coronel Pilar e Boa Vista do Sul, tem participado de negociações junto aos bloqueios, no intuito de conseguir a passagem de cargas vivas, de leite, perecíveis e também de rações.

 

Situação em Boa Vista do Sul

Com mais de 160 avicultores registrados e 270 galpões, o município de Boa Vista do Sul também está em alerta para perdas nas produções de aves. Ainda na terça-feira, dia 29, o Secretário Municipal de Agricultura, Amarildo Conci, declarou as dificuldades no recebimento de ração. “Está tudo parado, estamos tendo dificuldades no município, sobretudo os produtores em que o frango está maior, a situação é dramática”, declarou. “Ainda não registramos nada, mas se a ração não vier, nos próximos dias a mortandade poderá ter início”, completou, falando dos esforços dos avicultores para manterem os animais vivos com estoques de milho, que também chegam ao fim. Em esforços conjuntos, a Prefeitura de Boa Vista do Sul conseguiu negociação com grevistas para liberação de bloqueio em Montenegro e, de acordo com nota publicada pela Prefeitura, “a negociação teve um desfecho positivo para os avicultores de BVS, liberando a passagem de caminhões de ração, diante as explicações recebidas os caminhoneiros se sensibilizaram com a situação explicada pelo Prefeito e o Secretário, pois alguns avicultores do município estão em situação muito crítica”.

 

Apoio de agricultores – A presença de tratores marcou as diversas manifestações realizadas na cidade desde o início da paralisação. Os agricultores pró-greve marcaram presença nos atos e também realizaram uma carreata, com cerca de 15 tratores, na manhã de ontem, dia 30, em ruas centrais da cidade, até a BR 470, onde ocorre um dos bloqueios da greve nacional.

 

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página