CARREGANDO

Busca

O mundo na cristaleira de Lucia Pasqualini

Redação O Garibaldense 13/04/2018
Lucia optou pelo formato prático dos copos como meio para recordar de suas viagens / Fotos: Milena Schäfer

Viajar o mundo é um sonho para muitas pessoas e, realizar este sonho pode ser inesquecível. Além das experiências que ficam gravadas na memória e das fotografias que eternizam os momentos vividos em diferentes países, a garibaldense Lucia Fardo Pasqualini, 65 anos, encontrou uma outra forma de manter viva a lembrança dos lugares que já conheceu: copinhos de vidro. Atualmente, ela conta com uma coleção de 165 unidades, comprados em cidades dos cinco diferentes continentes que visitou, com uma diversidade de modelos e muita história associada a cada um deles.

“Optei pelos copos porque seria algo fácil de transportar e também de expor dentro de casa”, conta Lucia, que pensa em aumentar a coleção e projeta uma nova cristaleira para valorizar ainda mais sua coleção, iniciada por volta dos anos 2000, em uma viagem aos Estados Unidos. “Sempre gostei de viajar, mas nunca imaginei que iria viajar tanto”, relata.

Com os filhos crescidos, após aposentadoria do marido, Aires Pasqualini, seu companheiro de todas as viagens, Lucia aderiu à rotina de conhecer diferentes lugares, variando os destinos e formatos, ora com amigos, ora em grupos de excursão. “A gente se encanta toda vez, quando voltamos já começamos a planejar a próxima”, conta a dona de casa, que já soma mais de 30 países visitados nos últimos 18 anos. “Somente nos últimos dois anos fomos para Jerusalém, Egito, Índia e Dubai”.

Ainda sem destino definido para a próxima viagem, Lucia conta que visitar a Nova Zelânida e a Austrália, na Oceania, é atualmente um de seus maiores desejos. Dos locais visitados, ela destaca o encantamento que teve com as paisagens do Sul da Itália, o passeio de balão na Capadócia, a beleza das tulipas desabrochadas na Holanda e o roteiro emocionante em Jerusalém. “Não costumo fazer compras nos locais aonde vou, valorizo as experiências, tudo muda quando conhecemos outros lugares e culturas”, garante. Nessa fase de sua vida, ela fala sobre prioridades: “Trabalhei, criei meus filhos e hoje não penso em ter um empreendimento ou algo profissional, penso apenas na minha família e em viajar, que é tudo de bom”, finaliza.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página