CARREGANDO

Busca

O sim à adoção de animais na cidade

Redação O Garibaldense 06/04/2018
Ana, Ella e Maria foram adotadas por Maria Célia nos últimos três anos / Foto: Milena Schäfer

A alegria hoje toma conta da casa de Maria Célia Ritter. A médica, que atua na cidade, chegou a ter cães de raça, mas hoje se vê cercada de amor e carinho vira-lata, com as cachorrinhas cheias de personalidade: Maria, Ella e Ana. Além de “mãe adotiva”, Maria Célia também sente-se realizada em contribuir de diversas formas com melhorias no canil da Sociedade Protetora dos Animais – SPA Bicho Feliz. Ela também é madrinha de dois cães que aguardam por adoção no local.

Há alguns anos Maria Célia não fazia ideia de que hoje estaria tão envolvida com a causa. Ela conta que tudo começou quando ela viu um dos calendários vendidos anualmente pela entidade. “Sempre gostei muito de cachorro, imaginava ter vários em um sítio e acabou que a SPA se tornou esse lugar para mim”, conta a voluntária que, logo em seguida, passou a doar ração e roupas para o bazar promovido pela entidade. “Pela primeira vez, não tive pena de me desfazer de peças de roupa, pois sabia que era por uma boa causa”, afirma ela, orgulhosa.

Ao visitar o canil da SPA pela primeira vez, Maria Célia sentiu que poderia melhorar a qualidade de vida dos animais do local, contribuindo com diversas reformas.

Adotando vidas - Há três anos, logo depois do falecimento de seu cachorro de raça, Maria Célia soube de uma cadela que estava para adoção em uma pet shop local. A adoção de Maria, sua primeira cachorra vira-lata, foi o início de um novo ciclo na vida da médica. “Acho que vem da minha profissão também o fato de só me sentir bem se as pessoas a minha volta também estiverem bem, hoje eu jamais compraria um animal, afinal, existem muitos outros abandonados que precisam de nossa ajuda”, garante.

No ano seguinte, Ella apareceu na vida de Maria Célia. No início deste ano, a família ficou completa com a adoção de Ana, a mais alegre da casa, que fora resgatada pela SPA com filhotes, em um bueiro da cidade. “Não é preciso pagar caro e ter cachorros de raça para se sentir bem”, conclui a tutora do trio canino.

Sobre a Bicho Feliz - Desde 2012, a SPA Bicho Feliz atua em Garibaldi, prestando amparo e cuidados a animais em situação de abandono e maus tratos. Além disso, a entidade promove campanhas de conscientização sobre a causa animal e saúde pública. A organização, sem fins lucrativos, conta com dez voluntários e se mantém, principalmente, com a realização do Bazar da SPA Bicho Feliz, que representa 60% da renda total da entidade. O restante é proveniente de ações como a venda de óleo usado e tampinhas, pedágio solidário, campanha de ração, além de doações de empresas e pessoas da comunidade, e 3% de verba do Poder Público.

A SPA mantém um canil, com capacidade para 40 cães, sendo que o mesmo encontra-se sempre com lotação máxima.

Como colaborar – A comunidade pode colaborar de diversas formas. Uma delas é a doação de roupas para comercialização no Bazar, que ocorre aos sábados, das 8h30min ao meio dia, na rua Dr. Carlos Barbosa, nº 384. A entidade também aceita outros tipos de doação que colaborem com o serviço de cuidados aos animais. Quem não tiver condições ou interesse em adotar, tem a opção de apadrinhar um animal, contribuindo para os cuidados dele enquanto aguarda adoção. Contatos ainda pela página do Facebook / SPA Bicho Feliz.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página