CARREGANDO

Busca

Preço mínimo da uva fica em R$ 0,92

Redação O Garibaldense 12/12/2017
Valor foi mantido, segundo acordo firmado entre o setor e o governo / Foto: Reprodução

O preço mínimo da uva industrial foi mantido em R$ 0,92 o quilo para a safra 2017/18 para as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, anunciou o Ministério da Agricultura. A medida, fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), foi publicada na sexta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU) e tem vigência de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018.

Conforme o Ministério, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) propõe o preço de garantia do governo federal, levando em conta os custos fixos de produção da uva e custos variáveis, como o custeio da lavoura, despesas pós-colheita e despesas financeiras.  Dessa forma, a Conab busca assegurar aos produtores remuneração mínima e incentivar a produção da uva com qualidade, por meio da Política de Garantia de Preços Mínimos do Governo Federal.

O presidente da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, Oscar Ló, ressalta o acordo setorial definido ainda no mês de setembro, em reunião realizada em Bento Gonçalves, com o governo. “Antigamente o pessoal brigava mais, hoje em dia, há um entendimento maior entre as partes, o que facilita muito”, refere-se Ló. De acordo com ele, a manutenção do preço mínimo do quilo da uva tem a ver ainda com o aumento de 18% na safra passada. “É claro que os sindicatos queriam reajuste, mas com o aumento na safra anterior, pesou o acordo feito pelo setor com o governo”, completa Ló.

A produção nacional de uva industrial está concentrada no Rio Grande do Sul, com 750 milhões de quilos na safra 2016/17. A variedade Isabel é a mais cultivada no Estado.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página