CARREGANDO

Busca

PREFEITO COBRA MEDIDAS

Redação O Garibaldense 18/08/2022
Prefeito Sérgio Chesini manteve reuniões com representantes de órgãos de segurança pública para encontrar solução ao problema / Arquivo, O Garibaldense

O assassinato de Rodrigo da Silva, 26, dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Beneficente São Pedro (HBSP), na madrugada desta segunda-feira, 15, foi o estopim para que o governo municipal cobrasse medidas dos órgãos de segurança pública. Este foi o 10° homicídio na cidade em 2022. Nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, ainda, a primeira medida foi divulgar uma nota oficial.

“Ontem, acordamos com um fato lamentável, no pior lugar que poderia acontecer, no Hospital Beneficente São Pedro, e na UTI, isso nos faz rever a segurança em todos os aspectos”, diz o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, ao O Garibaldense. Ele lembra que, de acordo com a Constituição, a segurança é dever do Estado, mas afirma ser uma preocupação de todos.

Por isso, entrou em contato, ainda na manhã de segunda-feira, com o secretário estadual de Segurança Pública, o coronel Vanius Cesar Santarosa. “Ele estava participando da abertura da Expointer, mas de pronto nos atendeu e colocou à disposição os Comandos Geral e Regional, da Brigada Militar e da Polícia Civil, de Porto Alegre”.

O prefeito já se reuniu com o delegado Regional de Polícia, Augusto Cavalheiro Neto, e o comandante Regional da Brigada Militar, Márcio Luz. “Todas essas reuniões, e mais a nota oficial que divulgamos, foi no sentido de cobrar as autoridades competentes por mais segurança, não só cobrar, mas nos colocar à disposição aos órgãos de segurança para juntos construirmos cada vez mais segurança para a nossa comunidade, aliás, segurança é uma das bandeiras do nosso governo, junto com Saúde e Educação”, reforça.

Chesini entende que essas ações são para dar mais segurança à população. “Essa população trabalhadora e do bem não merecia isso, uma cidade em crescimento que recebe muitos turistas, então, posso tranquilizar a comunidade que, segundo o Comando da Brigada Militar, pelo reforço do patrulhamento, do trabalho de inteligência, esse assassinato no Hospital foi um fato isolado, mas preocupante”, entende.

Algumas ações serão realizadas, ainda de acordo com o prefeito. “Mais fortes e possivelmente na próxima semana iremos até o secretário estadual de Segurança para cobrar um trabalho mais rigoroso no combate firme nessa escalada dos crimes que estão acontecendo esse ano”, promete Chesini.

Ele relata, ainda, a série de medidas já efetuadas pelo município na área da segurança pública. “Aumentamos de 13 para 27 policias militares, oferecendo a eles e a mais nove policiais civis, auxílio moradia, através do governo do estado; conseguimos uma viatura Hylux semi blindada nesta sexta-feira, 12, e o Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), de Garibaldi, recebeu mais uma Hylux 4x4, semi blindada, com investimento do governo estadual”.

O prefeito também cita a colocação de 28 pontos de câmeras de monitoramento eletrônico; investimentos no reforço da iluminação, com mais de duas mil lâmpadas de LED instaladas; implantação de uma escola cívico-militar na escola Attílio Tosin; e a aquisição, junto com o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e outros órgãos, de 15 pistolas 9mm.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página