CARREGANDO

Busca

Promovidos pela bravura

Redação O Garibaldense 05/03/2018
Morais (E) e Rosek auxiliaram no resgate de 25 idosos durante um incêndio na Casa de Repouso Arco-Íris / Foto: André Moreira

Dois anos, dois meses e um dia depois do incidente daquele 22 de dezembro de 2015, os então soldados Fábio Rosek e Vanius Morais foram promovidos oficialmente a 2º Sargento pelo Governo do Rio Grande do Sul, com a assinatura do governador José Ivo Sartori e aval do Comando Geral da Brigada Militar, no dia 23 de fevereiro. A promoção extraordinária veio como honraria pelo ato de bravura realizado pela dupla que auxiliou no resgate de 25 idosos de um incêndio na Casa de Repouso Arco-Íris, naquele ano.

Nenhum dos idosos teve ferimentos graves ou perdeu a vida; muito disso se deve à rápida ação da Brigada Militar, com Morais e Rozek, e do Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi. A dupla de brigadianos entrou no prédio para resgatar os moradores, inalando fumaça no processo, o que resultou em 48h de internação, posteriormente. Eles ainda lembram com clareza dos acontecimentos daquela noite. “Não vamos esquecer aqueles momentos jamais. Salvar a vida de alguém é de imensa satisfação. Na hora você não pensa, não mede as consequências, vai por puro instinto do ser humano de querer salvar o próximo”, conta ao O Garibaldense Morais, há 12 anos na Brigada Militar e sete no Exército.

A dupla se mostra muito contente com a promoção por bravura. “Ter esse reconhecimento é uma grande motivação para os próximos anos na Corporação. É um estímulo para continuarmos nossa carreira. Eu, por exemplo, ainda tenho muitos anos de Brigada pela frente”, frisa Rozek, há oito anos como brigadiano. “Promoções como essa, extraordinárias, são muito raras. É preciso um acontecimento realmente atípico e de coragem para acontecer”, completa.

Quase 800 dias depois, a dupla pode olhar para trás e dimensionar a importância daquele ato. “Recentemente, houve uma situação parecida de incêndio em um asilo, em Vacaria. Lá houve vítimas fatais. Se nós não tivéssemos intervido naquele momento o desfecho dessa história poderia ser trágico”, aponta o agora Sargento Morais.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página