CARREGANDO

Busca

Ritual de fé na Adega Chesini

Redação O Garibaldense 28/05/2018
No ritual, visitantes bebem do vinho e comem o pão num simbolismo religioso / Foto: Milena Schäfer

A forte característica religiosa da região, herdada dos imigrantes italianos que vieram ao Brasil no final do século 19, é um dos pilares que deram origem à nova opção turística que será oferecida, a partir deste final de semana, na Adega Chesini. Localizada em Vila Rica, comunidade próxima de Garibaldi, mas que pertence a Farroupilha, a vinícola realizou, na terça-feira, 22, um evento que lançou o projeto “Sabor e Fé”, com a proposta de oferecer aos visitantes uma experiência enogastronômica aliada ao resgate da memória e da fé que permeia a origem da vinícola.

“Temos o Capitel de Santa Lúcia, com o milagre que ficou muito conhecido, além de estarmos próximos do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e da Rota Religiosa, que inclui diversos pontos de Garibaldi”, diz Ricardo Chesini, anfitrião do evento que lançou o novo produto.

Fundada em 1960 por Felippe Thomas Chesini, a vinícola tornou-se a Irmãos Chesini Ltda. ao ser assumida pelos oito filhos, sendo mantida até hoje em sociedade pelas famílias descendentes do fundador. A preservação da memória deu origem a um pequeno museu com fotografias e antigos objetos, que também está no roteiro.

“Se o nôno não tivesse começado tudo isso lá atrás, eu não estaria aqui, hoje (terça-feira), contando isso tudo para vocês”, comentou Ricardo durante o lançamento.

O produto - O tour guiado pela vinícola inclui os setores de elaboração dos vinhos e espumantes, a cave, o museu familiar e a fonte considerada milagrosa por sua relação com orações feitas à Santa Lúcia, que teriam recuperado a visão de um irmão do fundador da vinícola.

Ao longo do passeio são narrados a criação e o desenvolvimento da vinícola e da localidade onde está situada, com destaque à história de fé que as envolve. Também são contados detalhes sobre a produção do vinho canônico, especial para missa, produzido pela empresa desde a década de 1970. Na sequência, acontece o Momento da Partilha, com duração de cerca de 10 minutos, que faz uma referência às primeiras comunidades cristãs, com passagens bíblicas e a partilha do pão e do vinho em jarros e copos de cerâmica.

A visitação termina com refeição temática. O cardápio, elaborado com fundamentação bíblica, tem peixe assado, salada com ervas amargas, grãos, lentilha, arroz e vários tipos de pães, entre eles, o pão sem fermento, utilizado por Jesus Cristo na Santa Ceia. A sobremesa é pera ao vinho com mel e toda refeição é regada a vinhos, principalmente, o branco moscato, da Indicação de Procedência (IP), de Farroupilha.

A vivência Sabor e Fé, estará disponível para grupos de 12 a 25 pessoas, com agendamento prévio, ao valor de R$ 95 por pessoa. Mais informações: 3464-2424 ou e-mail visitas@adegachesini.com.br.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página