CARREGANDO

Busca

Rosani quer mais vereadores

Redação O Garibaldense 08/06/2018
Rosani voltou abordar sobre o tema nesta semana, após as manifestações ocorridas pelo país / Delano Brandelli Pieta

Em tempos de crise política sem precedentes na história recente do país, que colocou em xeque a própria seriedade da classe, e com a população indo às ruas pedindo justamente por mudanças, a vereadora Rosani Maria Fin Flores (Progressista) voltou a defender, em Tribuna, na sessão desta semana na Câmara, o aumento do número de vereadores no Legislativo garibaldense, hoje com nove cadeiras.
“Fui vereadora quando tinham 13 vereadores e era muito melhor para trabalhar. Coronel Pilar, município pequeno, tem nove vereadores; nós, com 117 anos de história, com nove vereadores”, comparou a vereadora. “Eu defendo, sim, um número maior de vereadores, para 11, porque tu terás uma maior representatividade”, acredita ela, que é servidora pública de carreira.
A vereadora também defendeu que com maior representatividade, o prefeito, por exemplo, “com certeza, não teria tanta influência dentro da Câmara de Vereadores”. Rosani queixou-se que o Executivo não atende aos pedidos de sua bancada e disse que isso não é uma democracia.
Para a Progressista, com o aumento do número de vereadores em Garibaldi, não aumentarão as despesas, pois a Câmara, de acordo com ela, possui receita própria. Rosani também ironizou ao dizer que com o salário do prefeito seria possível pagar até quatro vereadores e reforçou que os vereadores defendem as reclamações da população no dia a dia.
“A população tem acesso direto a nós, nos abordam diariamente, querem solução disso, daquilo e, muitas vezes, o prefeito nem nos atende, portanto, o vereador é extremamente importante... O vereador tem que se preparar, saber das leis, da Constituição Federal, do Regimento Interno (da Câmara de Vereadores), Lei Orgânica, tem que saber dos princípios constitucionais que, muitas vezes, infringem os princípios daqui (da Câmara)...É o vereador que julga as contas do prefeito e somos nós que votamos os recursos para obras, então, as pessoas, aí fora, precisam conhecer melhor o papel do vereador”, defendeu-se Rosani.
A vereadora lembrou também que qualquer cidadão pode colocar seu nome à disposição numa eleição e queixou-se daqueles “que criticam e se escondem atrás das redes sociais”.
Embora Rosani tenha abordado o tema não existe, atualmente, na Câmara, nenhuma mobilização interna para o aumento do número de vereadores, no entanto, isso é possível, caso o Legislativo queira aumentar, já que cidades com mais de 30 mil habitantes, como Garibaldi, podem, por lei, possuir até 13 vereadores.
A Emenda Constitucional 58, aprovada em 2009, pelo Congresso Nacional, determina a composição dos legislativos municipais, de acordo com o número de habitantes dos municípios.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página