CARREGANDO

Busca

Sábado de carnaval em Garibaldi

Redação O Garibaldense 22/02/2019
A identidade visual do personagem “Bepi” foi desenvolvida pelo jornalista e cartunista Eliseu Demari / Reprodução

A ideia de celebrar uma das datas mais fortes da cultura brasileira com a identidade garibaldense de preservação histórica e cultural fez surgir uma novidade para este ano: o Carnaval Retrô. O evento será realizado neste sábado, 23, uma semana antes da comemoração oficial, a partir das 17h, no centro histórico da rua Buarque de Macedo e imediações.

O público acompanhará o Bloco do Bepi, que pretende reunir simpatizantes em clima festivo. Em movimento, o grupo tocará as tradicionais marchinhas de Carnaval. A concentração e saída do Bloco será na agência do banco Bradesco e o trajeto contemplará a centenária rua Buarque de Macedo e suas imediações.

O nome “Bepi” brinca com o apelido de Giuseppe em talian - dialeto que veio com os imigrantes italianos – além de lembrar a figura de Giuseppe Garibaldi, que dá nome à cidade, e de tantos Josés que fizeram história na cidade. O Bloco reforça que não será um desfile, apenas para assistir, mas um convite para acompanhar e se divertir.

Depois, no palco que ficará no entrocamento da rua Buarque de Macedo com a rua Borges de Medeiros, a Banda do Bloco do Bépi animará a noite com clássicos carnavalescos que misturam axé, samba e marchinhas. O encerramento do evento está marcado para as 23h.

Para o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, o caráter familiar do evento deve ser destacado. “Nossa proposta é convidar garibaldenses e visitantes a participar de uma grande brincadeira. Um carnaval com pais e filhos, mesclando a identidade de Garibaldi e a força do Carnaval em um encontro diferenciado”, entende ele.

O tema desta edição é “Tropeiros e Mascates”, lembrando o início da utilização da rua Buarque de Macedo como base para o comércio da região. Para a presidente do Conselho de Políticas Culturais de Garibaldi (Concult), Rosana Marina, Garibaldi é uma cidade de memória e é ela que será o mote desse evento.

O Carnaval Retrô é uma promoção da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. A organização fica a cargo de uma comissão e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Brigada Militar (BM), Escola de Música da Orquestra Municipal de Garibaldi, KGB Máfia, Banda Musical Prof. Danilo Chisini, Arquivo Histórico Municipal, Conselho de Políticas Culturais (Concult), Associação Garibaldi Gastrô, Cia Teatral Acto, Grupo Hora Vaga, CTG Sentinela da Serra, do jornalista e cartunista Eliseu Demari e do designer Renan Boeira.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página