CARREGANDO

Busca

Santo Antônio revitaliza capela

Redação O Garibaldense 13/06/2018
Dia de Santo Antônio foi marcado por ato de inauguração realizado nas dependências da escola / Milena Schäfer

Um ato de resgate e preservação da arte e do legado deixado pelos Irmãos Maristas em Garibaldi marcou a manhã desta quarta-feira, 13, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio. O educandário, fundado na cidade há 114 anos, no dia que celebra o santo patrono, inaugurou a revitalização da capela, localizada no pátio da escola. O restauro das três imagens sacras que estão no interior do local - representando Santo Antônio, Nossa Senhora de Lourdes e Bernardette Soubirous – foi realizado pela professora de artes Sandra Gama. O evento contou com apresentação do Coro Canarinhos, de Garibaldi, reunindo estudantes, professores, autoridades do município, representantes de entidades, além de pessoas que fizeram parte da história da escola.

“O objetivo do momento é lembrar a importância que a presença marista teve em nosso município, além de valorizar a caminhada da escola que, há 114 anos, se mantém viva em defesa da Educação”, afirmou a diretora Maria Regina Santarosa.

Zelindo Bruscato, que estudou e também atuou na escola profissionalmente ao longo de 27 anos, lembrou do amor e devoção à Nossa Senhora de Lourdes, sempre incentivados pelos Irmãos Maristas. Ele também relembrou o trabalho de ampliação da antiga gruta, que ajudou a executar, com uso de pedras buscadas em diversos locais entre Garibaldi e Veranópolis.

“A espiritualidade faz parte do nosso dia a dia, independente de religião”, destacou a Secretária Municipal de Educação, Simone Chies, parabenizando a escola pela iniciativa que alia a arte à educação.

Em nome do Poder Público, o vice-prefeito Antônio Fachinelli falou da importância que a fé teve para o desenvolvimento da comunidade. “Se hoje Garibaldi é uma cidade muito próspera, foi porque os imigrantes que aqui chegaram estiveram baseados em três importantes pilares: o trabalho, a cooperação e a fé”, garantiu.

O ato encerrou com uma bênção religiosa e com a distribuição do tradicional pãozinho de Santo Antônio.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página