CARREGANDO

Busca

Smed alerta famílias dos riscos da Momo

Redação O Garibaldense 12/09/2018

Após o jogo virtual da Baleia Azul, nos últimos meses o desafio da “Momo do WhatsApp” surgiu como nova preocupação aos pais em diferentes pontos do mundo, visto as vítimas fatais, inclusive, no Brasil.

Criminosos usam o perfil da personagem Momo por meio de um número de telefone desconhecido e fazem contato com as vítimas, principalmente crianças e adolescentes. Quando a vítima adiciona o número de telefone em seu celular, “Momo” passa a ameaçá-la com informações pessoais obtidas pela internet e redes sociais, como nomes de familiares. Os desafios propostos podem chegar à autoflagelação, violência e suicídio. O objetivo dos criminosos é roubar dados e extorquir as pessoas.

O tema está sendo monitorado pelas equipes diretivas das escolas garibaldenses, que contam com o apoio da psicóloga Renata Cimadon. A Secretaria Municipal de Educação desenvolve em todas as escolas o programa “Escola guiada por valores - Escola e família juntas na educação”, com o objetivo principal do diálogo e fortalecimento de laços entre pais, professores e alunos.

O município ainda trabalha com a Rede de Apoio Escolar, da qual fazem parte a Educação, Assistência Social (Cras e Creas), Conselho Tutelar e a Saúde, que disponibiliza psicólogos, psiquiatra, assistente social e médico, além do Programa de Vigilância da Violência (Pravivis) e o programa “A vida nas suas mãos”.

De acordo com a Secretaria, todas essas ações visam monitorar alunos do município e prevenir a autoagressão e a violência.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página