CARREGANDO

Busca

Ufrgs afirma que região é prioridade

Redação O Garibaldense 03/05/2018
Comitiva liderada pela Amesne se reuniu com a reitoria na sede da Universidade, em Porto Alegre / Foto: Valéria C. Loch

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) não está em condições financeiras de fazer novos investimentos no momento, mas a região da Serra é prioridade. Foi o que declarou o Reitor Rui Vicente Oppermann à comitiva liderada pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste, a Amesne, em reunião, nesta quarta-feira, 2, na sede da Universidade, em Porto Alegre. O objetivo do encontro foi retomar as tratativas para a instalação de um campus da Ufrgs na região do Vale dos Vinhedos.

O primeiro passo será a renovação do acordo de cooperação com a Amesne. “De imediato, queremos estar mais próximos dos municípios, atuando através de núcleos de inovação tecnológicos para depois levarmos uma extensão” disse Oppermann.

Conforme o prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, que presidiu a Amesne até o final do mês de abril, uma comissão segue trabalhando para estreitar estes laços, que deram uma nova esperança para a região. Entre as propostas da reitoria, está a de inserir na Serra, núcleos de inovação tecnológico. “Com a manifestação da reitoria, agora seguimos com um planejamento para proporcionar a infraestrutura adequada ao campus, colocando nossas intenções, inclusive, neste acordo que vamos renovar em seguida” destacou Cettolin.

O Chefe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Mauro Celso Zanus reforçou o interesse em disponibilizar a área de terras de cerca de 24 hectares, localizada em Linha Baú, em Garibaldi.

O prefeito de Veranópolis e atual presidente da Amesne, Waldemar de Carli, reforçou o interesse da associação em trazer a universidade para perto da região, tratativas que iniciaram ainda em 2009. Já o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, entende que é preciso trabalhar junto com o governo federal para lutar pelas demandas da região.

De Garibaldi, ainda integrou a comitiva a presidente da Câmara de Indústria e Comércio (CIC), Alexandra Nicolini Brufatto.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página