CARREGANDO

Busca

Verão chuvoso pede atenção ao A. Aegyti

Redação O Garibaldense 28/02/2018
Orientação é de que se verifique semanalmente possíveis pontos de acumulação de água / Foto: Jean Teixeira

As altas temperaturas e as chuvas do último mês do verão são a combinação ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegyti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Por isso, é fundamental redobrar os cuidados, com a instabilidade climática registrada em Garibaldi nos últimos dias.

A orientação do setor de Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal da Saúde, é que se verifique semanalmente possíveis pontos de acumulação de água, mesmo em pequenas quantidades. É importante checar objetos ao ar livre que podem acumular água após a chuva e dar o destino correto a recipientes que podem servir como depósito, como garrafas e pneus. A água das piscinas deve ser tratada adequadamente.

Os Agentes de Controle da Dengue realizam um trabalho constante de visita a todos os imóveis do município, verificando se há a presença de larvas do mosquito e orientando a comunidade sobre sua prevenção. A ação também é feita pelos Agentes Comunitários de Saúde. Além disso, há visitas a pontos estratégicos, onde a água parada é difícil de ser eliminada.

Os agentes ainda são responsáveis pela realização do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). A pesquisa determinada pelo Governo Federal será realizada quatro vezes neste ano, com o objetivo de levantar uma amostragem rápida para verificar o nível de infestação do município e, posteriormente, com base nestes dados, direcionar ações de controle para as áreas mais críticas. Os imóveis que integram o levantamento são sorteados e recebem os agentes para verificação, coleta e eliminação dos possíveis focos.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página