CARREGANDO

Busca

Verão pede cuidados contra o Aedes

Redação O Garibaldense 20/01/2020
A equipe, de seis agentes de combate á dengue, realiza um trabalho diário de visita aos imóveis / Priscila Pilletti

A combinação de calor e chuva torna o verão a época mais propícia para a proliferação de mosquitos. Por isso, é preciso redobrar o alerta para prevenir a disseminação do Aedes aegypti.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, da prefeitura de Garibaldi, Simone Agostini de Moraes, 80% dos focos do inseto são encontrados em residências. “Por isso é importante que o acesso dos agentes de controle da dengue seja facilitado, pois eles têm um treinamento para buscar os pontos de água parada onde, muitas vezes, os moradores não veem”, explica.

O setor de Controle da Dengue orienta a população que confira, semanalmente, possíveis pontos de acumulação de água, mesmo em pequenas quantidades.

A equipe, de seis agentes de combate à dengue, realiza um trabalho diário de visita aos imóveis do município, atividade também feita pelos agentes comunitários de saúde. Além disso, há visitas a pontos estratégicos, onde a água parada é difícil de ser eliminada.

“O Poder Público tem a função de orientar, mas é dever de toda a população cuidar de seu espaço. O cuidado é uma tarefa conjunta e contínua, precisamos da atitude de todos os garibaldenses”, reforça Simone.

Mais algumas dicas para evitar o depósito de água:

- conferir os vasos de flores no cemitério;

- dar o destino correto a pneus e demais resíduos;

- armazenar garrafas com o gargalo para baixo;

- tratar corretamente a água de piscinas;

- checar os objetos que ficam ao ar livre (no pátio) após as chuvas;

- usar repelentes, com reaplicações a cada 3 ou 4 horas.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página