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Você administra o conhecimento da sua empresa?

O conhecimento é um recurso intangível que pode ser adquirido de diferentes maneiras. Mas só terá aplicabilidade se as informações forem organizadas de forma a produzir resultados significativos. Ao abordar a gestão do conhecimento nas empresas, é preciso destacar a importância do registro das informações, bem como do potencial que possuem para agregar valor às organizações.

Desde o momento em que são criadas, as empresas desenvolvem práticas capazes de atender suas necessidades básicas, executando as atividades empresariais com a participação de pessoas e implementação de processos, que geram melhores resultados quando desempenhados de forma organizada. Com essa perspectiva, o conhecimento é produzido a partir da experiência, da interação entre as pessoas e o seu conhecimento adquirido, seja acadêmico ou vivencial. O que confirma o conceito relacionado à gestão do conhecimento, de que a organização, sozinha, não tem condições de criar competências: ela precisa da participação dos indivíduos e a interação com o meio.

Assim, da mesma forma que é importante administrar os recursos e os processos, é fundamental gerenciar as informações que passam pela empresa, com atenção especial para as pessoas, afinal, é a partir delas que o conhecimento é construído e são elas que podem aplicar as metodologias mais adequadas para cada processo. Neste contexto, os gestores têm a responsabilidade de estimular seus colaboradores a compartilharem o que sabem, criando um ambiente onde as experiências possam ser acessadas e compartilhadas por todos, elevando a produtividade da empresa. E na prática, como isso pode ser feito? Com a formalização dos processos, através de uma metodologia que identifica o conhecimento tácito, relacionado às experiências das pessoas, a fim de transformá-lo em conhecimento explícito, por meio de instruções de trabalho, controles, relatórios, fluxogramas, atas, entre outros documentos administrativos. É a partir destes registros que o conhecimento se mantém nas empresas, mesmo que ocorra eventual substituição de colaboradores. Além disso, essas ações podem agregar valor à informação, uma vez que permitem o compartilhamento das práticas mais adequadas para cada tipo de atividade, gerando diferenciais de competitividade para as empresas.

De maneira geral, a gestão do conhecimento influencia diretamente no desempenho dos negócios, tanto no aspecto organizacional como financeiro. E é claro, tudo precisa acontecer de forma alinhada, orientada para os objetivos estratégicos da empresa. De nada adianta implantar novos procedimentos sem levar em consideração os resultados desejados.

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Aline Agatti

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