(54) 3462 6033
A economia nacional parece estar deslanchando bem antes do que imaginavam os grandes pesquisadores econômicos do planeta. A verdade é que esses analistas de mercado já estão se parecendo muito com os comentaristas esportivos; isto é: são meros “comentaristas de resultados”.
Os resultados no período de pandemia, evidentemente, foram muito ruins para muitas empresas, principalmente, as micro, pequenas e médias empresas. Muitas empresas desses tamanhos até fecharam definitivamente.
Porém, esses gênios também teriam que pensar que a pandemia não seria e nem será eterna.
Por isso, o foco se tornou apenas previsões a serviço da especulação financeira, ou seja: a serviço dos bancos em geral que mesmo na crise pandêmica lucraram 22,4 bilhões de Reais no primeiro trimestre e 18,4 bolhões de Reais no segundo trimestre, somando assim o pequeno lucro semestral de 40,8 bilhões de Reais só no semestre da pandemia. Isto tudo porque se os empresários pararam de tomar empréstimos ou fazer investimentos que demandassem investimentos, os governos foram obrigados a fazer empréstimos para sustentar a máquina pública e o pagamento das despesas correntes.
Esse ganho especulativo, foi provocado intencionalmente principalmente pelo uso dos meios de comunicação com o intuito de alarmar a população, que acabou direcionando ainda mais recursos a juros irrisórios, mas que garantiram aos agentes financeiros a possibilidade de investirem muito mais recursos em títulos públicos.
Mas, não foram só os bancos que garraram muito com a Pandemia. Outros setores também ganharam muito. O de produtos primários extraídos ou cultivados no Brasil, também tiveram uma lucratividade expressiva porque o mundo não parou, nem de produzir, e nem de comer.
O setor de mineração foi quem teve o maior crescimento. Por exemplo: o faturamento das mineradoras cresceu 26,2% de janeiro a março e 37,6% abril a junho deste ano na relação com os mesmos períodos de 2019 o que proporcionou um avanço médio nas exportações de 31,9% em relação ao primeiro semestre de 2019.
O setor agrícola teve uma expansão de 18% e o setor pecuário 10% no faturamento líquido.
É importante termos em mente que o setor agropecuário é o segundo em atração de divisas para o Brasil, porém, é também quem mais precisa importar insumos para produzir.
A perspectiva da retomada dos negócios em curto espaço de tempo, mexeu também com nossos governantes que deverão liberar via BNDES em 2021 até 20 bilhões de Reais em financiamentos o que, sem dúvida alguma incrementará em muito a economia nacional.
Mas, ao mesmo tempo que se fala em coisas boas é também o momento de muita atenção e cautela dos que possuem algum dinheiro guardado.
A CVM Comissão de Valores Mobiliários criou um programa para detectar possíveis aproveitadores da boa-fé das pessoas, e também das mais gananciosas que pretendem obter lucros fáceis e rápidos. O programa chama-se “Se Liga Na Fraude”.
Esse programa foi criado para alertar as pessoas sobre essas promessas de lucros fáceis. Muitas pessoas perderam valores significativos em esse tipo de promessas de tipo como ocorreu no tempo da “bitcoin”. Esses investimentos não passam de pirâmides financeiras. Portanto, antes de coçar as mãos é importante consultar o site acima. Está no Google.