(54) 3462 6033
Negar um pedido é um comportamento muito difícil para algumas pessoas. Mas, por que isso acontece? Quando dizemos não para o outro temos a sensação de que estamos decepcionando ou desagradando, e neste caso, colocando em risco a relação. As pessoas que não conseguem dizer não pensam que para serem amadas não podem se posicionar de forma contrária ao outro.
A grande questão nessa dificuldade é que as pessoas acabam por não priorizar o que é realmente importante pra elas, assim como não respeitam os próprios desejos, por receio de magoar o outro.
Ao longo do tempo, as pessoas que não conseguem dizer não podem se tornar mais inseguras e ansiosas. Inseguras por colocar sempre o interesse do outro em primeiro lugar, deixando seu próprio em segundo plano, e ansiosas pelo fato de que, ao se relacionar com o outro, acaba em algum momento se expondo a algo que não deseja, mas não sabe como lidar.
Há também aqueles que gostam de se sentir insubstituíveis, o tipo de pessoa que costuma achar que ninguém consegue fazer nada sem ela, e, mesmo que se sinta prejudicada ou ainda que não queira fazer determinadas coisas, aceita porque, no fundo, gosta de se sentir importante e indispensável.
Seja por um motivo ou outro, o fato de aceitar algo que não se queira fazer pode gerar grandes consequências.
Essa dificuldade não precisa ser eterna, sempre é possível “virar o jogo” sem prejudicar ninguém. Para mudar isso, é importante ser honesto consigo mesmo e a compreender porque age desta forma. Portanto, aprender a dizer “não” é importante não só para evitar chateações, mas para evitar desgastes físicos e psicológicos. Este é um aprendizado difícil? Talvez, porém totalmente possível.
O que pode auxiliar nessa mudança de postura é o autoconhecimento, através dele fica mais fácil ter claro os desejos, as vontades, saber o que gosta ou não de fazer, o que quer ou não quer fazer, permitindo que sua vontade esteja em primeiro lugar!
Não tenha medo de desagradar, pois muitas vezes agradamos o outro e vivemos desagradando a nós mesmos, e isso nos faz sofrer! Busque sua felicidade em primeiro lugar.