(54) 3462 6033
Provavelmente, uma vez ou outra, na nossa vida laboral, já conhecemos pessoas que exemplificassem características de um líder ou de um chefe. E sabemos, muito bem, que existe uma diferença estratosférica entre estas duas posições.
Um chefe geralmente ocupa uma função, um cargo e possui nomenclatura para tal: CEO, supervisor, gerente, encarregado... Numa hierarquia, ocupa uma posição de autoridade. Um líder, por outro lado, nem sempre ocupa um cargo, podendo exercer influência em diferentes níveis de uma organização. Chefe precisa de um posto, líder, não necessariamente o necessita. Um chefe precisa demonstrar seu poder e assume tal postura de maneira que se enquadra como “o cabeça”, o “quem manda”, porque obedece quem precisa e quem tem juízo. Usa de sua posição para exercer poder e comando, numa linha “de cima para baixo”, não dando espaço para conversas, indagações e questionamentos. Um líder, por sua vez, sabe que as pessoas precisam de espaço para se desenvolverem, usa o diálogo e o respeito para construir as relações. Investe no bom relacionamento com todos e revela congruência entre o falar e o agir. Isso faz toda a diferença!
Quanta decepção existe quando o que se fala é diferente daquilo que se faz? Muita, com certeza! O que faz mais sentido na liderança é a integridade, pois a confiança é algo que se adquire com consistência e perseverança. Ninguém é líder porque tem um cargo ou um certificado de conclusão de um curso ou formação. Ninguém é líder assim. A liderança é algo que precisa de consistência, dia após dia, palavra após palavra, ação após ação.
Como gerar bons sentimentos nas pessoas e confiança que possam inspirar e transformar? No dia 28 de agosto de 1963, Martin Luther King, um dos maiores líderes do mundo pelo movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, disse: “Eu tenho um sonho”. Seu discurso inspirou mais de 250 mil pessoas que se reuniram em prol de um objetivo comum, numa época onde não havia internet, redes sociais e tecnologia.
O que inspirou tantas pessoas a buscarem a sua fala? O que motivou milhares de pessoas a se reunirem naquele dia? Não é O QUE que impulsiona as pessoas, mas o POR QUE! Por que fazemos o que fazemos? Por que podemos ser líderes? Qual a razão disso? Qual é o propósito maior?
Chefes empurram pelo medo. Líderes inspiram pelo propósito. “Nós seguimos os bons líderes não porque precisamos, mas porque queremos” (Simon Sinek).