CARREGANDO

Busca

O que te faz florescer?

Florescimento: termo utilizado pela Psicologia Positiva, mais precisamente, pelo autor e psicólogo renomado Martin Seligman, para descrever o processo de plenitude, felicidade e bem-estar de uma pessoa. Tradicionalmente, o objetivo da psicologia é o alívio do sofrimento humano, mas o objetivo da psicologia positiva é diferente – é sobre como podemos aproveitar a vida ao máximo. Seligman mostra através de sua teoria, estudos e pesquisas, como o ser humano pode cultivar seus talentos, construir relacionamentos profundos e duradouros, sentir prazer e contribuir significativamente para o mundo.
Há uma consciência de que a felicidade é importante, mas que sozinha não faz sentido. É uma emoção positiva e, portanto, tem parte fundamental na vida das pessoas. Mas, para que haja florescimento pessoal e profissional, é preciso ainda mais.
Precisamos ir na contramão dos índices de doenças e patologias que assolam a vida de milhares de pessoas pelo mundo. Estudos recentes, revelam que 3 em cada 10 pessoas se afastam do trabalho em virtude do esgotamento físico e mental associado ao aspecto laboral. Em questão de anos, a Síndrome de Burnout será considerada uma epidemia no planeta. As pessoas estão adoecendo fisicamente e emocionalmente. Portanto, é imprescindível mudar esta visão patológica do mundo e da vida, para uma visão bonita, saudável e de florescimento. Mas, como?
A ciência nos dá algumas dicas: 1. Seja grato – a gratidão aumenta a nossa capacidade de nos conectarmos conosco e com outros, de maneira genuína e ampla. Dá sentido à existência, nos faz ser mais generosos e realmente felizes. 2. Aumente as suas emoções positivas – faça coisas boas para si mesmo e para os outros, sorria mais, ame mais e sinta mais as experiências vividas. 3. Seja engajado em tudo o que fizer – no trabalho, em casa, com a família, os amigos, a sociedade, experimentando a alegria de compartilhar experiências. 4. Construa relacionamentos pautados no respeito, na simplicidade e na empatia – valorize as boas amizades e as boas companhias. 5. Estimule o bem-estar: pratique meditação, relaxamento, atividades físicas e busque ter uma alimentação saudável – o corpo físico e a mente agradecem.
“Friedrich Nietzsche analisou o crescimento e a história humana em três estágios. Ao primeiro ele chama de “camelo”. O camelo apenas permanece parado, geme e suporta. Os primeiros quatro milênios de história registrada são o camelo. Ao segundo ele chama de “leão”. O leão diz “não”. “Não” à pobreza, “não” à tirania, “não” às catástrofes, “não” à ignorância... E se o leão realmente funcionasse? E se a humanidade pudesse efetivamente dizer não a todas as condições debilitantes da vida? O que aconteceria? Nietzsche nos diz que existe um terceiro estágio de desenvolvimento: o da “criança renascida”. A criança pergunta: “A que devemos dizer ‘sim”? O que todo ser humano pode afirmar? Todos nós podemos dizer “sim” a mais emoção positiva. Todos nós podemos dizer “sim” a mais engajamento. Todos nós podemos dizer “sim” a melhores relacionamentos. Todos nós podemos dizer “sim” ao sentido da vida. Todos nós podemos dizer “sim” a uma realização mais positiva. Todos nós podemos dizer “sim” a mais bem-estar”. (Martin Seligman).
Diga sim à vida! Diga sim ao teu florescimento!

Rosângela da Costa

Últimas colunas