(54) 3462 6033
Resiliência é um termo utilizado pela Física para explicar as transformações e mudanças sofridas por objetos, com capacidade de retornarem à sua forma original após terem sofrido alguma deformação. Este termo passou a ser utilizado também pela Psicologia e demais áreas das ciências humanas, referindo-se à capacidade do ser humano de superar adversidades e dificuldades, mantendo seu equilíbrio e homeostase.
Ser resiliente envolve alguns aspectos. Um deles, é a capacidade de adaptação: adaptar-se às mudanças, àquilo que não estava planejado e organizado, utilizando para isso, a flexibilidade. Se algo der errado ou mudar os planos, faz-se necessária utilizar a capacidade de aplicar comportamentos flexíveis, pois a rigidez gera sentimentos negativos, como raiva e mágoa.
Outro aspecto encontrado no comportamento das pessoas resilientes é o otimismo: pensar o futuro com uma visão positiva faz com que sentimentos de tranquilidade e serenidade ajudem nos momentos difíceis. Estas pessoas pensam: “O que posso fazer para que as coisas terminem bem?”. Ser otimista é imprescindível em tempos de crise, antagonismo e ambiguidades, uma vez que se olha para o horizonte com esperança e boas expectativas. Isso nos sugere que as situações ruins não são eternas e que não podemos generalizá-las. Tudo tem um tempo, as coisas mudam e as variáveis passam.
Ainda, cabe ressaltar que a resiliência envolve aprendizado. É muito mais saudável encarar os erros como conhecimento, gerando maior autoconfiança e mantendo em equilíbrio a autoestima. Saber que a vida é feita de acertos e de erros; compreender que não somos perfeitos, mas que estamos em busca constante por evolução, nos torna seres humanos mais fortes e determinados.
É fundamental manter o bom humor e, por vezes, encarar a situação adversa com uma boa risada. É importante manter o foco e ter uma missão, assim como, seguir os valores e os princípios da essência que cabe em cada um. Ser quem se é, buscar a identidade e a subjetividade, compreendendo que a vida é uma jornada que vale à pena ter sentido, amor, aprendizado e objetivos!
“Não é à toa que a palavra CALMA tem a uma ALMA dentro dela. Toda alma inteira precisa de uma paz verdadeira para permanecer tranquila. Não é à toa que a palavra CORAÇÃO tem uma ORAÇÃO dentro dela. Tudo que nos toca fundo deve ser respeitado. A religião deve ser sentida com fé, com oração e pureza no coração. Não é à toa que o verbo AMAR tem um MAR inteiro dentro dele. É na calmaria do coração, que a oração se agiganta na alma, nos leva e nos traz pelo melhor caminho. Tudo no seu tempo...” (Gustavo Aschar).
Resiliência: com calma, alma, esperança, amor...tudo se ajeita, tudo segue seu rumo, para florescer e ser feliz!
.