(54) 3462 6033
Com a participação de seis clubes amadores do município foi criada a Liga União Garibaldense de Futebol (Lugf), que vem substituir a Copa União, que começou em 2016 e foi disputada até o ano passado. Os clubes formadores da entidade, que terá um CNPJ, são o Dínamo, Galáticos, 0800, Sentinella, Los Parças e o PSG Fenachamp. Tem como primeiro presidente Rogério Barbosa, que já organizava a Copinha.
O futebol local já foi gerido por uma liga, a Liga Garibaldense de Futebol Amador (LGFA), extinta na metade da década dos anos 2000.
A competição inicia no dia 14 de março, sempre com dois jogos em Vila Rica, e uma partida em São Roque Figueira de Mello. São todos contra todos, e os quatro primeiros passam à semifinal, em jogos de ida (São Roque) e volta (Vila Rica). A final será em jogo único, no estádio Alcides Santarosa.
A arbitragem, campos e outras despesas ficam por conta dos clubes. Boa parte desses custos serão bancados por recursos obtidos na venda de uma rifa. Os troféus serão doados pela secretaria municipal de Esportes e Lazer (Smel).
A Lugf criou a Lei de Transferência. Nela, se um jogador, que atuou em um clube na Copinha em 2019, quiser se transferir para outro terá que pagar o valor de R$ 300, sendo metade à Liga e outra parte ao clube que ele está saindo. Caso o atleta opte em não pagar, pode ficar parado um ano para ficar livre e jogar onde quiser no ano seguinte.