(54) 3462 6033
Da redação
Poucas entidades ou instituições podem se orgulhar de ter uma história e uma vida centenária, caso da congregação dos Irmãos Maristas no município, que têm muito o que festejar. São 120 anos de atuação em Garibaldi, data oficialmente lembrada nesta segunda-feira, 3. A congregação se instalou na cidade no dia 3 de junho de 1904, com a chegada dos Irmãos José Sion, Paulo Norberto e Deodato, tendo a fundação do Colégio Santo Antônio (foto), atualmente escola de ensino Fundamental.
“A presença Marista é de grande importância, tanto para a comunidade local quanto para a história da educação e da religião na nossa região. Os Irmãos Maristas chegaram com o objetivo de oferecer uma educação de qualidade baseada nos valores cristãos e no carisma de seu fundador, Marcelino Champagnat”, avalia para o O Garibaldense, a presidente da Associação Garibaldense do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Agaphac), Patrícia Pasini.
A arquiteta, urbanista e especialista em Restauro do Patrimônio Edificado destaca que ao longo dessas décadas, os Maristas desempenharam um papel crucial na formação de muitos jovens. “Promovendo não apenas o ensino acadêmico, mas também a educação integral, que inclui valores éticos, espirituais e sociais, tornando o Colégio Santo Antônio um centro de excelência educacional, reconhecido pela sua qualidade de ensino. Os Maristas também contribuíram significativamente para o desenvolvimento cultural, social e religioso da cidade”, complementa Patrícia.
Mas a presença Marista no município não marcou só a educação, como também contribuiu de forma significativa para o patrimônio histórico e cultural de Garibaldi. “A atuação dos Irmãos Maristas gerou um impacto duradouro e multifacetado, que pode ser visto em diversos aspectos, como o edifício do Colégio Santo Antônio, parte integrante do patrimônio arquitetônico de Garibaldi. Construção imponente e emblemática, reflete a estética e os valores da época em que foi erguida, preservando a história da arquitetura educacional religiosa no Brasil”, destaca a arquiteta.
Esse legado, ainda de acordo com Patrícia, é um testemunho do compromisso dos Maristas com a educação e o desenvolvimento humano. “Tornando-se uma parte indelével da história de Garibaldi. Iniciativas para preservar essa história sobre a sua atuação são essenciais para manter viva a memória dessa contribuição centenária. Essas ações garantem que as futuras gerações possam conhecer e valorizar a história Marista na cidade”, acredita.
Dentro das comemorações dos 120 anos e com o objetivo de recuperar a história, a Associação Garibaldense do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural iniciou a campanha “Santo Antônio 120 anos – Eu vivi essa história”, que está sendo divulgada nas redes sociais. Na ação, a presidente Patrícia Pasini solicita que ex-alunos, professores e funcionários da escola Santo Antônio enviem fotos, documentos e vídeos da instituição. O material pode ser enviado para o Instagram @agaphac.