CARREGANDO

Busca

Os cactos em evidência

Redação O Garibaldense 30/05/2024
A secretaria municipal de Meio Ambiente deu início à revitalização da reserva biológica Rudolfo Henrique Büneker, anexa ao terreno do Ginásio

Da redação

Dar visibilidade a um local que poucos garibaldenses conhecem. É com esse objetivo que a prefeitura está construindo a nova praça do Cactário Büneker (foto), na área do entorno do Ginásio Municipal de Esportes.
“Queremos dar visibilidade, porque é um cactário que foi transformado em uma reserva biológica em 1995 e a grande maioria da população nem sabe de sua existência e, muitas vezes, não tem por nós mesmos, da secretaria municipal de Meio Ambiente, todo o destaque que mereceria ter”. É o que comenta ao O Garibaldense, o secretário municipal de Meio Ambiente de Garibaldi, Anderson Dalla Rosa, ao falar das benfeitorias que estão sendo realizadas no espaço.
Segundo ele, o projeto começou a ser idealizado ainda em 2022, e foi apresentado em fevereiro para a comunidade, pela secretaria municipal de Meio Ambiente. O plano paisagístico, de acordo com Dalla Rosa, irá valorizar ainda mais a reserva biológica Rudolfo Henrique Büneker, que tem por finalidade a proteção integral do Notocactus Link Var Büneker.
“Primeiro, tivemos várias reuniões com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, quando os conselheiros propuseram fazer uma limpeza, o que nós fizemos. Obtivemos uma licença para tirar as árvores de eucaliptos, que é uma árvore invasora, também as árvores exóticas, e limpeza de gramíneas. Quando você fala de cactário, é preciso realmente ter cactos para que as pessoas possam ir no local e se deslumbrar com o que veem”, entende o secretário do Meio Ambiente do município.
Na área em frente ao cactário, anexa ao Ginásio Municipal de Esportes, já foi instalado o piso para o deck e colocado o preenchimento com material para nivelamento. A equipe da secretaria também trabalha para a marcação de onde serão instalados os pergolados e demais elementos, conforme explica Dalla Rosa à reportagem. Estão previstos para o local, ainda, um muro de contenção, passeios em piso intertravado, deck, pergolados e iluminação.
Para o secretário, com o mirante pronto, se terá um outro olhar da cidade. “A população terá uma visão que une a igreja Matriz com o Mosteiro. A ideia é que as pessoas tenham tudo o que uma praça pode oferecer, que seria a infraestrutura com bancos, pontos de água fria e quente para o chimarrão, e água para os pets”, entende Dalla Rosa, que estima que no local estejam mais de 20 tipos de cactos.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página