CARREGANDO

Busca

Para operações à noite

Redação O Garibaldense 11/07/2024
Instalação teve um investimento de R$ 250 mil e foi possível através de uma parceria entre o Aeroclube, o Rotary Clube e empresas

Da redação

A partir desta sexta-feira, 12, o Aeroclube, de Garibaldi, entra em uma nova fase na sua história. Nesse dia, às 16h, será entregue oficialmente o balizamento noturno. De acordo com o presidente do Aeroclube, Márcio Foppa Simonaggio, o sistema é essencial para que operações de pousos e decolagens ocorram com segurança e em qualquer horário. Na região, por exemplo, o balizamento noturno está disponível apenas em Caxias do Sul.
No Aeroclube de Garibaldi, toda a pista, de 1.200 metros de comprimento e 30 metros de largura, terá o equipamento, que está sendo instalado durante essa semana.
O sistema é constituído de luminárias elevadas ou embutidas no pavimento, alimentadas por um circuito série, provenientes de reguladores de corrente constante, que possibilitam o ajuste da corrente de saída com vistas ao controle de brilho.
“Atualmente o Aeroclube funciona através de visualização e o período que o piloto pode decolar e pousar é das 7h até o pôr do sol, só que, muitas vezes, tem nevoeiro pela manhã e não tem como, e aí só pode decolar quando o tempo vai abrindo. Com o balizamento noturno muda a regra e vira 24h. E se um avião precisar sair ou chegar aqui de madrugada com urgência, liga as luzes do balizamento e decola ou pousa”, explica Simonaggio, ao O Garibaldense.
O presidente diz, ainda, que está sendo feito um estudo de como vai se manter o balizamento. “Se vai ficar a noite inteira ligado ou o piloto pode acionar através de um aplicativo ou, ainda, através de agendamento”, avalia.
As conversas sobre a colocação de um balizador retomaram durante as operações na distribuição de donativos para as pessoas atingidas pelas enchentes no estado. “Durante a operação uma pessoa tinha que ser transferida para Porto Alegre no final do dia e a ambulância atrasou, e o helicóptero que levaria não pode pousar pelo horário, e se tivesse o balizamento conseguiria. Então, os pilotos que estavam atuando aqui falaram que os empresários poderiam ajudar”, relata.
O investimento total para a melhoria da pista foi de R$ 250 mil e a instalação do sistema foi possível a partir da união entre o Rotary Clube e o Aeroclube, que, com autorização do município, investiram recursos e também captaram doações em diversas empresas e instituições.
“Através da união de esforços e da sensibilização da nossa comunidade foi possível adquirirmos e instalarmos este importante sistema que fará toda a diferença”, comenta o presidente do Rotary, o empresário Luciano Frübel.

 

Empresas/entidades apoiadoras da ação

x Aeroclube de Garibaldi
x Águia Inox
x Allcap Matrizes
x Associação dos Vinicultores de
Garibaldi (Aviga)
x Beigrupo
x Cooperativa Agrícola Cairú
x Cooperativa Santa Clara
x Cooperativa Vinícola Garibaldi
x Fabio Bonadiman
x Friza Climatização e Acabamento
x Frontec
x Jomat Pré Moldados
x Lazz Interni Móveis
x Mangueplast
x Metalúrgica Simonaggio
x Modelo Vidros
x Nutrire Alimentos
x Pituchinhus
x Rodoenlu Logística e Transporte
x Sicredi Serrana
x Tramontina
x Vinícola Peterlongo

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página