(54) 3462 6033
O município de Garibaldi celebra um momento carregado de simbolismo histórico com o florescimento da “Rosa de Anita Garibaldi”, plantada no Museu Municipal.
O município de Garibaldi celebra um momento carregado de simbolismo histórico com o florescimento da “Rosa de Anita Garibaldi”, plantada no Museu Municipal. A floração ocorreu nesta semana e remete a um ato realizado em outubro, durante as comemorações dos 125 anos de emancipação da cidade.
Na ocasião, o município recebeu Francesco Garibaldi, tataraneto de Giuseppe e Anita Garibaldi, para um ato simbólico que marcou o plantio da rosa. O momento contou com a presença de representantes do Instituto Cultural Anita Garibaldi e das Guardiãs de Anita, reforçando o vínculo do município com a memória e o legado da heroína dos Dois Mundos.
A “Rosa de Anita” foi criada pelo botânico italiano Giulio Pantoli, a partir de uma parceria internacional que envolveu o Museo Renzi, o Instituto Técnico Garibaldi Da Vinci, o Governo da Emília-Romagna, na Itália, e o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), de Laguna (SC).
Resultado da clonagem de rosas cultivadas no jardim da família Garibaldi, na Itália, a espécie integra o projeto internacional “Dois Mundos e uma Rosa para Anita”, idealizado por estudantes de Agronomia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
Fotos: Márcio Schinoff