(54) 3462 6033
A combinação de calor e chuva torna o verão a época mais propícia para a proliferação de mosquitos. Por isso, é preciso redobrar o alerta para prevenir a disseminação do Aedes aegypti.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, da prefeitura de Garibaldi, Simone Agostini de Moraes, 80% dos focos do inseto são encontrados em residências. “Por isso é importante que o acesso dos agentes de controle da dengue seja facilitado, pois eles têm um treinamento para buscar os pontos de água parada onde, muitas vezes, os moradores não veem”, explica.
O setor de Controle da Dengue orienta a população que confira, semanalmente, possíveis pontos de acumulação de água, mesmo em pequenas quantidades.
A equipe, de seis agentes de combate à dengue, realiza um trabalho diário de visita aos imóveis do município, atividade também feita pelos agentes comunitários de saúde. Além disso, há visitas a pontos estratégicos, onde a água parada é difícil de ser eliminada.
“O Poder Público tem a função de orientar, mas é dever de toda a população cuidar de seu espaço. O cuidado é uma tarefa conjunta e contínua, precisamos da atitude de todos os garibaldenses”, reforça Simone.
Mais algumas dicas para evitar o depósito de água:
- conferir os vasos de flores no cemitério;
- dar o destino correto a pneus e demais resíduos;
- armazenar garrafas com o gargalo para baixo;
- tratar corretamente a água de piscinas;
- checar os objetos que ficam ao ar livre (no pátio) após as chuvas;
- usar repelentes, com reaplicações a cada 3 ou 4 horas.