CARREGANDO

Busca

Ação do Rotary oferece testes de Hepatite C

Redação O Garibaldense 25/07/2019
Segundo o Ministério da Saúde, foram notificados 26.167 casos de Hepatite C no Brasil em 2018 / Reprodução

O Rotary Club Garibaldi, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e o Corpo de Bombeiros Voluntários, realiza, neste sábado, 27, a campanha de prevenção à Hepatite C. Serão oferecidos, gratuitamente, testes rápidos, das 8h às 11h30min, no Clube 31 de Outubro. Devem participar da ação especialmente pessoas com mais de 40 anos e com tatuagens (desde os 18 anos), por serem o público mais exposto à doença.

No dia 28 de julho, é lembrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Segundo o Ministério da Saúde, foram notificados 26.167 casos de Hepatite C no Brasil em 2018, com taxa de detecção de 13 casos por 100 mil habitantes.

A doença é transmitida por sangue contaminado, relação sexual desprotegida e compartilhamento de objetos cortantes. A Hepatite C nem sempre apresenta sintomas e seu tratamento cura mais de 95% dos casos, conforme o Ministério da Saúde.

Em Garibaldi, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem testes rápidos de hepatites virais mediante agendamento. No caso de resultados positivos em triagens, são feitos testes laboratoriais e, então, os pacientes diagnosticados são direcionados ao serviço de referência, em Caxias do Sul.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página