CARREGANDO

Busca

Alergia respiratória em crianças: como evitar o problema

Redação O Garibaldense 07/12/2017

Alergia pode ser definida como uma resposta anormal do organismo depois da exposição a um fator desencadeante, normalmente presente no ambiente que a pessoa está ou frequenta. As alergias respiratórias causam muito incômodo e transtornos. Com as crianças, não é diferente. A doença pode impactar o sono e o desenvolvimento, podendo atrapalhar até mesmo o rendimento escolar.

 

Rinite alérgica e asma são os problemas mais comuns na infância. Os principais sinais de que a criança pode estar com algum tipo de alergia respiratória são: espirros, coceira no nariz, coceira nos olhos, coriza (secreção clara escorrendo pelo nariz), tosse seca (principalmente no período noturno), coceira no fundo da garganta, chiado no peito e falta de ar.

 

O ideal é consultar o pediatra e verificar se ele consegue conduzir o tratamento, sendo que a maioria dos casos leves a moderados são tratados por ele. Entretanto, casos mais graves ou que não apresentam melhora com o tratamento habitual devem ser encaminhados ao alergista.

 

De olho nos cuidados

A maioria das alergias respiratórias têm relação com alérgenos como ácaros, poeira, barata, pólens de plantas e gramíneas, além de pelos de animais. Para evitar alergias respiratórias, os cuidados mais importantes são: manter o quarto e a casa limpos e arejados e ainda evitar objetos que juntem pó, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia.

 

Os tecidos sintéticos são os mais problemáticos, pois são mais propensos a desenvolver alergias, principalmente em crianças predispostas (com alergia respiratória ou dermatite atópica). A lã e os tecidos com detalhes em rendas ou metal também. Ainda, há alergia a determinados pigmentos usados para tingir os tecidos, sendo os mais escuros (verdes e azuis) os potencialmente mais alergênicos.

 

Para amenizar os problemas das crianças que sofrem com alergias respiratórias, é preciso lavar roupas e tecidos da maneira correta. O uso de sabão dermatologicamente testado é essencial nesses casos.

 

 

O uso de produtos específicos para a faixa etária e testados deve ser um hábito da família. Utilize, preferencialmente, produtos sem perfume ou com essências suaves e dermatologicamente testadas. Também é indicado produtos específicos para a pele mais delicada do bebê.

 

Sabões líquidos e os que possuem formulação mais adequada para uso em peles delicadas são ideais para lavar as roupas das crianças. Produtos que possuam testes específicos de sensibilidade e alergenicidade e que não tenham fragrâncias fortes são os mais recomendados.

 

Como saber a causa?

Além de tomar cuidados na rotina das crianças, é importante entender o que causa a alergia para conseguir evitar a exposição dos pequenos ao fator desencadeante.

 

O alergista poderá auxiliar os pais nessa tarefa. Ele conseguirá investigar as causas da alergia e recomendar, se for o caso, vacinas específicas para diminuir os sintomas. Além disso, é o médico quem vai definir o melhor tratamento para cada caso.

 

Existem testes específicos, seja com substâncias aplicadas diretamente sobre a pele e a realização de uma pequena escarificação (teste de puntura) ou testes feitos com exames de sangue (RAST).

Alergia respiratória em crianças: como evitar o problema

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página